O incrível está acontecendo nesse abrigo de animais (aposto que você vai pet love)
Faça essa conta: crianças + leitura + cachorros sem lar = excesso de fofura.
Formula que deu certo.
Prepare o seu coração!
Quando uma organização de proteção aos animais The Humane Society do estado norte-americano de Missouri, cria um programa de leitura de crianças para animais de abrigo ( Shelter Buddies Reading Program) o resultado é emocionante.
Funciona?
Uma vez por mês acontece esse programa que consiste em crianças lerem para os cachorrinhos. Seria uma forma de preparação-los para os novos lares.
Por serem animais muitas vezes traumatizados a leitura cria essa relação que os ajudará a interagir com as pessoas sem forçar contato físico.
As inscrições são voluntária e são para crianças de 6 a 15 anos e acontece de forma on line. Logo após, elas passam por um treinamento de 10 horas, no qual aprendem a ler a linguagem corporal dos animais para indicações de estresse.
Impacto mais do que positivo
“O ideal é que este cachorro tímido e medroso se aproxime e mostre interesse. Se assim for, as crianças fortalecem esse comportamento“, disse Klepacki.
A repercussão dessa leitura é a relação de confiança que os pequenos voluntários desenvolvem com esses animais, o tempo para eles se recuperarem e serem adotados diminuir.
Klepacki afirma que cachorros que interagem têm chance maior de serem adotados do que os que ficam no fundo do canil.
Então esse trabalho voluntário é de suma importância para aumentar o número de adoções e que menos animais fiquem esquecidos nos abrigos.
Outro impacto positivo do programa, é incutir um grande senso de empatia nas crianças.
Aqueles cães mais enérgicos a leitura das crianças acalma-os. Os efeitos dessa colaboração são incríveis.
Novo lar à vista
Esse projeto tem surtido efeito desde que foi lançado e os cachorrinhos têm conseguido lares adotivos. O que é o objetivo principal do programa.
Outro ponto é incentivar as pessoas que vão com seus filhos participar das leituras, que compreendam a situação e tenham interesse de adotar também.
De uma forma ou de outra, é certeza que nenhum cãozinho ficará desamparado.
O próximo passo da organização de proteção aos animais é expandir esse programa para outros abrigos e adaptá-lo para gatinhos abandonados também.
A mensagem aqui é: adote um amigo!
Para as pessoas que estão em busca de um animal de estimação, escolha a adoção sempre que possível. Contribua para diminuir o número de pets que envelhecem no canil sem nunca conhecer um lar de verdade!
E já ficou claro que os benefícios não são só para os animais. Para quem adota também, principalmente se tiver crianças.
Nas palavras de Jo Klepacki:
[o programa] encoraja as crianças a desenvolvem a empatia com os animais. É um exercício pacífico, calmo. Elas estão vendo o medo nesses animais e vendo o resultado positivo que podem ter.
***
O que as encoraja a olhar as coisas com a perspectiva dos animais. Isto as ajuda a se conectar melhor com os animais e com as pessoas em suas vidas.
Não é preciso dizer mais, né? 🙂
Gostou? Compartilhe com um amigo!
Ahhh se isso fosse viral e pegasse aqui no Brasil…..lindo d+….bora espalhar essa causa…que é pra uma boa causa!!!