Gatos Maine Coon – conheça as principais características da raça

Você já ouviu falar em um gato gigante? Bem, é assim que o Maine Coon é conhecido. Chegando a medir mais de um metro e pesando quase 12kg, esse pet desperta a curiosidade de muita gente.

Então, se quiser conhecer mais detalhes dessa raça que chegou ao Brasil há apenas 20 anos, siga com a leitura.

Maine Coon: origem e características gerais

Não se sabe ao certo como surgiu o cruzamento que deu origem ao Maine Coon, porém ele é encontrado desde o século XIX nos Estados Unidos.

Além disso, é considerada a linhagem oficial do estado do Maine, sendo esta uma das razões para o seu nome.

maine coon

Apesar de já ser famosa no exterior, essa raça é relativamente recente no Brasil e, por isso mesmo, chama bastante atenção.

Tamanho

O tamanho do Maine Coon é o que mais impressiona as pessoas, podendo atingir facilmente 1,2 metros de comprimento e 41 centímetros de altura.

Além disso, para chegar ao seu tamanho máximo, ele demora entre três e cinco anos. Isso quer dizer que mesmo já estando adulto, esse pet continua a crescer.

Em relação ao peso, pode ocorrer uma variação entre 7 até 12kg. Ou seja, ele é um animal realmente grande, chegando a ser maior e mais corpulento do que vários cachorros.

Pelagem

A pelagem do Maine Coon é um encanto à parte. Bem fofo, de pelo longo e esvoaçante, esse gato pode ser visto em até 75 combinações de cores diferentes, incluindo preto, branco, alaranjado, mesclado e cinza.

Expectativa de vida

Quem opta por criar um Maine Coon terá a companhia desse gatão por bastante tempo. Afinal de contas, a sua expectativa de vida varia dos 9 aos 15 anos. Sendo assim, fique ciente que terá responsabilidades com o pet durante um período bem longo.

Maine Coon: temperamento

Em termos de temperamento, os gatos Maine Coon são o oposto da aparência grande e intimidadora que possuem. Tranquilos e companheiros, eles adoram a companhia dos donos e gostam de dar e receber carinho.

Assim, conseguem se relacionar bem com crianças e outros animais. Contudo, são um pouco desconfiados na presença de estranhos e não gostam muito de ficar no colo.

A inteligência e a independência são outras características da raça, que se adapta com facilidade a novos ambientes e aprende truques de maneira rápida.

Um ponto interessante sobre esse felino é que ele consegue pegar alimentos utilizando as patas, a exemplo de um guaxinim. E é dessa característica que vem o termo “coon” do seu nome, que traduzido do inglês significa, exatamente, guaxinim.

Maine Coon: cuidados e saúde

De forma geral, a raça Maine Coon tem uma ótima saúde, porém ela pode apresentar alguns problemas específicos. Isso inclui:

  • obesidade, por não ser uma espécie assim tão ativa;
  • doença renal policística, que tem origem genética;
  • cardiomiopatia hipertrófica, uma condição que deixa as paredes do coração mais grossas.

Contudo, mantendo a vacinação em dia, cuidando da alimentação e realizando visitas periódicas ao veterinário, essas disfunções dificilmente irão aparecer.

Fora isso, esse pet não demanda grandes cuidados, nem com a sua pelagem, que precisa apenas de escovação diária para evitar as bolas de pelo.

E então, o que você achou do Maine Coon? Está pronto para ter essa raça em casa? Como deu para notar, ela é uma ótima companhia para seus donos e, apesar de grande, é meiga e bastante calma.

Qual outro felino você deseja conhecer com mais detalhes? Escreva aqui nos comentários.

Recomendado para você

Sobre o autor: Bárbara Valdez

Redatora por paixão e profissão. Gosta de gente, mas prefere os livros. Suas qualidades: adora gatos e é viciada em filmes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *