Conheça os principais cuidados com os pets no inverno

0 4

O tempo frio não afeta apenas as pessoas, os animais também sofrem com as baixas temperaturas. Então, venha com a gente descobrir quais são os principais cuidados com os pets no inverno que você precisa ter.

A maior parte das ações é simples de ser realizada, mas essencial para manter a saúde dos bichinhos. Boa leitura!

Cuidados com os pets no inverno

Veja abaixo algumas dicas essenciais para que seu pet passe pelo inverno sem muitos problemas, confira:

Banho e tosa

O banho e a tosa são procedimentos de higiene básicos, porém eles exigem atenção redobrada no inverno.

Em relação ao banho, diminua a frequência em que ele é feito e evite realizá-lo nos dias mais frios. Nos demais momentos, opte sempre por utilizar água morna e seque seu pet logo em seguida.

Você também pode usar lenços umedecidos ou géis específicos para higienização, substituindo a necessidade da lavagem com água.

Sobre a tosa, tente não realizar o procedimento no inverno. Afinal, o pelo longo protege o animal do frio, principalmente os mais idosos. Caso seja indispensável aparar a pelagem, não a deixe muito curta.

Roupas e local de dormir

O uso de roupas em animais, muitas vezes é considerado frescura. Contudo, no inverno, elas são muito necessárias, principalmente em filhotes e idosos. Sendo assim, escolha tecidos quentes e aqueça seus bichinhos, ainda mais quando saírem para passear.

Não deixe seu pet exposto ao vento ou a chuva. Caso ele seja um cão de guarda, por exemplo, faça uma casinha onde o mesmo possa se recolher e coloque algum edredom ou cobertor dentro.

No caso dos animais que ficam dentro de casa, separe uma cama para eles (gatos preferem os modelos tipo iglu) e coloque-a em cima de um estrado ou de jornais. O objetivo é que não fiquem em contato direto com o chão frio.

Vacinas

Os animais ficam com o sistema imunológico mais fraco durante o inverno, suscetíveis a doenças como pneumonias e traqueobronquite. Esta última é conhecida como a tosse dos cães. Por isso, é importante que todas as vacinas de seu pet estejam em dia.

Além disso, evite sair ir para locais com uma grande aglomeração de animais. Também defina os passeios para horários mais quentes e com sol.

Identificando se seu pet está com frio

Além dos cuidados básicos que seu pet exige no inverno, fique sempre atento ao animal para perceber se ele está com frio e, assim, ajudá-lo a se aquecer.

Desse modo, um ponto que deve ser observado é o comportamento. No caso dos cachorros, eles podem ficar mais apáticos e sonolentos, deitar em formato de bola e latir sem motivo.

Já nos gatos, o que deve ser observado são as extremidades do corpo. Ou seja, a “pantufa” nas patinhas e a ponta das orelhas. Se elas estiverem frias, é sinal de que seu pet está com frio. A atenção deve ser ainda maior para a espécie Sphynx, já que ela não tem pelos.

Bem, agora você já sabe que os animais também sentem frio. Por isso, coloque em prática tudo o que apresentamos ao longo do texto. Aproveite e compartilhe com seus amigos o post de hoje, ajudando-os a conhecerem os principais cuidados que se deve ter com o pet no inverno. Até mais!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.