Como treinar cachorro

Vamos aprender como treinar cachorro! por mais que os filhotes sejam pequenos, fofos e carinhosos, criá-los corretamente requer muito trabalho. Transformar um filhote em um cachorro bem comportado requer tempo, paciência e muito amor, mas você será recompensado no futuro.

Como treinar cachorro
Como treinar cachorro

Um filhote bem treinado se tornará um ótimo companheiro, sendo que o contrário também é válido não treinar o filhote resultará em um adulto problemático no futuro. Comece a estabelecer um bom relacionamento com o animal e comece a ensinar os comandos que ele precisará conhecer na vida.

O adestramento de cães é uma preocupação constante entre pais e mães de cachorro. Ensinar alguns truques ao pet pode ajudar a facilitar algumas tarefas do dia a dia com ele e também é uma forma de educá-lo a obedecer os comandos do tutor.

Mas se você não pretende contratar um profissional para fazer o adestramento de cães e quer ensinar alguns truques ao pet mesmo assim, selecionamos algumas dicas nesse artigo de como adestrar um cachorro em casa mesmo. Confira.

Comece cedo

Treinar um cachorro jovem exige menos repetições. Adestrar pets mais velhos é possível, mas demora mais, já que será preciso corrigir hábitos já adquiridos. Se o mascote vai ficar muito em casa, escolher um com temperamento tranquilo ajuda.

Em casos graves

Como treinar cachorro
Como treinar cachorro

Cães que passam muito tempo sozinhos, por não se relacionarem com outras pessoas, podem ficar agressivos. Procure por adestradores profissionais quando o treinamento não estiver funcionando ou se você não se sentir preparado para isso.

Elogie o filhote verbalmente em conjunto com as recompensas físicas

Sempre que o filhote responder corretamente ao treinamento, elogie-o com uma voz gentil e aguda. Os cães costumam responder bem quando você parece estar gostando do que eles estão fazendo.

O treinamento com clicker também é muito útil. Compre um clicker e utilize-o sempre que emitir um comando ao cão.

Utilize uma voz séria para repreender o cão sempre que ele o desobedecer. É muito importante que ele consiga diferenciar a voz feliz e a voz que informa que fez algo errado. Sempre se reconcilie com o animal após repreendê-lo.

Dê recompensas

Não grite quando ele fizer algo errado. Mas se fizer algo certo, recompense-o com um biscoito ou um pouco de ração. Crie uma rotina de alimentação em vez de deixar comida no pote o dia todo. Se ele tiver comida sempre ao alcance, não vai valorizar o “prêmio”.

Modere os truques

Além do adestramento que melhora o comportamento dos cães (não atacar pessoas, fazer xixi no lugar certo, etc.), há os comandos como sentar, rolar e fingir de morto. Use-os com cautela. Alguns movimentos, como ficar de pé, não são naturais. Repeti-los várias vezes pode causar lesões.

Como ensinar o cachorro a sentar

Como treinar cachorro
Como treinar cachorro

Para aprender como ensinar o cachorro a sentar, pegue um petisco na mão e deixe ele cheirar. A reação natural de muitos cachorros é sentar, como se estivessem esperando a comida. Se isso acontecer, recompense com palavras de incentivo ou com o aperitivo. Essa é, geralmente, a primeira etapa do adestramento de cães, pois outros comandos dependem dela.

Caso o pet não sente depois de cheirar o petisco, existem outras formas de ensinar o cachorro a sentar com o adestramento de cães. Ainda com o petisco, mova a sua mão até a parte de trás da cabeça dele. A intenção é que o cachorro acompanhe o movimento da mão e sente. Quando ele finalmente fizer o que você deseja, não esqueça de dar a recompensa.
Mesmo assim, alguns pets podem não entender.

Para mostrar ao cachorro que ele deve sentar, empurre bem de leve o peito do cão ao mesmo tempo que pressiona o bumbum para que ele sente. Em seguida, dê a recompensa. Durante o adestramento de cães, repita a palavra-chave que deseja, como “senta!”, para que se acostume ao comando, e pronto: você aprendeu como ensinar o cachorro a sentar!

Prepare todos na casa para a responsabilidade de cuidar de um filhote. Por mais que todos fiquem animados com a vinda de um cãozinho para casa, é importante separar os deveres de cada membro da casa no treinamento do animal. Defina regras para todos, pois a disciplina é essencial no treinamento.

Por exemplo, caso você decida que o filhote deve dormir na gaiola até ser treinado a fazer as necessidades, não deixe que ninguém permita que ele durma na cama nas primeiras noites.

Como Treinar Cachorro e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre Como Treinar Cachorro e quer continuar aprendendo com a ajuda de nossas dicas, aproveite para ler nosso artigo sobre: Cachorro Schnauzer.

Add Comment