Como tosar cachorro

0 36
Como tosar um cachorro
Como tosar um cachorro

Por uma questão de saúde e bem estar dos cachorros é importante fazer tosas periódicas, ainda mais aqui no verão quando as temperaturas são mais altas. Apesar de ser uma necessidade tosar um cachorro não é procedimento que deva ser realizado de qualquer forma, pois pode acabar prejudicando a saúde do cachorro.

Antes da tosa são necessários alguns itens a depender do tamanho dos pelos do seu cachorro. Por exemplo: Cachorros de pelo curto apenas passar a mão com luvas plásticas é suficiente, para cachorros com pelos de tamanho longo é mais indicado o uso de pentes de aço, rasqueadeiras ou pin brush com cerdas duras, a depender da maciez do pelo.

Escovação é importante?

Com os materiais citados anteriormente em mãos, deve ser feito uma escovação dos pelos a fim de retirar nós que tenham se formado nos pelos, além de fazer uma checagem geral na pele do cachorro, caso sejam encontrados sinais de alergia, carrapatos ou pulgas a tosa não deve ser realizada.

É comum que os pets fiquem agitados nessa hora, uma boa dica é passear um pouco com eles antes da tosa, para que eles fiquem mais calmos. E com isso diminui o risco de machucados devido a movimentos bruscos durante a tosa.

Passo a passo como tosar um cachorro

Como tosar um cachorro
Como tosar um cachorro

É importante seguir a direção e volume que os pelos fazem naturalmente. Por exemplo um cachorro que tenha um volume maior de pelos na cabeça, deve manter essa proporção depois da tosa.

  1. Podem ser usadas tanto tesoura como máquina de cortar sendo as tesouras mais indicadas para pelos curtos e a máquina para os pelos mais longos. Deve-se atentar também para o tamanho do pelo, que não deve ficar inferior a 2,5 cm para o seu cachorro não ficar exposto ao Sol.
  2. A máquina deve ser usada no corpo, mas nunca no rosto. O corte deve começar na cabeça e ir para o corpo, lembrando sempre de manter a proporção e homogeneidade na altura dos pelos. As lâminas da máquina devem estar limpas e esterilizadas com água quente antes da tosa.

com apenas dois passos simples você consegue tosar o seu cachorro sem dor de cabeça e sem custos:

Avisos e recomendações gerais

Como tosar um cachorro
Como tosar um cachorro

Agora que você já sabe como tosar um cachorro, vamos dar algumas dicas que podem ajudar:

  • Alguns cachorros podem apresentar medo do som da máquina é importante deixar eles se acostumarem com o som da máquina ligada antes da tosa.
  • Sempre faça cortes em linha reta e devagar para evitar machucados.
    Nem todos os cachorros precisam de tosa e em caso de dúvida é melhor entrar em contato com um veterinário.
  • To cuidado redobrado ao realizar essa tarefa, pois você pode acabar machucando seu cachorro e ele pode ficar com medo da tosa e de você.
  • Partes mais sensíveis como rosto, axilas, virilha, embaixo da cauda e atrás da cabeça. Devem ter atenção extra.

Se depois dessas dicas você ainda não estiver seguro de como fazer a tosa o melhor é entrar em contato com algum profissional, o custo da tosa varia entre R$ 50,00 e R$ 150,00 reais. E existem muitos locais que oferecem esse tipo de serviço.

Quero aprender mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre como cuidar do seu pet e quer continuar aprendendo, não perca a oportunidade de fazer isso lendo nosso artigo sobre: Como fazer cama para cachorro.