Como tosar um cachorro

0 38

Aprender como tosar um cachorro em casa é uma tarefa que não é tão difícil como você pensava, vamos mostrar técnicas de como fazer isso sem ter muito estresse.

Em lugares quentes ou durante o verão, não é recomendado manter os cachorros muito peludos. Assim como nós, eles também sentem calor.

E você não gostaria de ficar enviando por várias camadas de pelo menos um calor de 40 ° C. do Recife, Não é o mesmo?

Deixar que o cão fique peludo ainda pode dar trabalho no momento da escovação. Por isso, o ideal é tosar os cachorros de maneira regular. Contudo, esse processo exige dinheiro e tempo, tosa em casa é uma boa maneira de economizar e conhecer mais o seu cão.

Como funciona o processo de tosa?

Como tosar um cachorro
Como tosar um cachorro

O primeiro passo é entender que existem escovas e máquinas para diferentes tipos de corte. Não ache que tosar o cachorro é simplesmente pegar a tesoura e sair cortando, é preciso ter técnica e cuidado ao fazer esse processo. Os cães, por exemplo, podem ter medo da tosa ou ficar agitados com o barulho da máquina.

Para aparar os pelos dos cachorros, você pode usar escovas, tesouras e máquinas. Elas devem ser adequadas ao tipo de pelagem do seu animal.
Verifique também se o pet está com alguma alergia, pulga ou carrapato. Se encontrar qualquer indício, não inicie a tosa e leve-o ao médico veterinário.
Tenha cuidado para não apertar demais o cachorro ou fazer movimentos bruscos. Isso poderá assustá-lo.

Passo a passo para começar a tosa?

Como tosar um cachorro
Como tosar um cachorro

Você não vai querer ficar procurando as ferramentas e produtos quando já estiver com a “mão na massa”. Se já é complicado ter de largar um cachorro molhado na banheira ou no chuveiro e ir buscar o shampoo, imagina preparar o cãozinho para a tosa e ter de ir procurar onde largou a máquina de tosa.

  1. Desde o momento do banho, tenha shampoo e condicionador (se for necessário) ao alcance de sua mão livre – aquela que você não vai usar para segurar e acalmar seu amigo. Também mantenha as toalhas à mão e alguns petiscos, caso precise.
  2. Reúna todos os materiais de que irá precisar
  3. Penteie o cachorro primeiro
  4. Corte os nós que não foram desfeitos
  5. Comece pelo banho
  6. Seque seu cachorro
  7. Proceda à tosa somente quando o seu amigo estiver completamente seco
  8. Tose metodicamente
  9. Use equipamento adequado

Quanto antes você começar com todo o processo, mais cedo o seu amigo se acostumará. E quanto mais tranquilo e adaptado ele estiver, mais rápido e fácil será para você.

Quantas vezes tosar seu cachorrinho?

Como tosar um cachorro
Como tosar um cachorro

A frequência da tosa vai depender da textura e comprimento do pelo do seu cachorro, para além do estilo que você desejar adotar. Normalmente a indicação para cachorros de pelo comprido é tosar a cada quinze dias. Para cachorros com pelo crespo ou curto, pode realizar a tosa uma vez por mês.

A forma de cortar o pelo do seu cachorro também pode variar dependendo da sua raça. Para que o resultado final da tosa seja positivo.

Quero aprender mais!

Se você gosta de nossas dicas e quer continuar aprendendo aproveite para ler nosso artigo sobre: Como fazer casinha de cachorro.