Como tirar carrapato do cachorro

0 20

É importante saber como tirar carrapato do cachorro, já que essas enfermidades acabam surgindo e dificultando sua vida e a saúde do seu animal, é importante dar um jeito logo e de uma vez por todas antes que essas criaturinhas se reproduzam e aumentem seus números.

Estes bichinhos acabam afetando muitos pets, não só o seu. Sua presença pode causar algumas doenças e problemas de saúde não só para seu dog, mas eles também põe em risco sua saúde. Estes bichinhos acabam sendo obtidos quando seu bichano fica muito tempo parado em um lugar propenso ou acaba entrando em contato com outro cão que já tenha o carrapato, mas hoje entendemos como lidar com isso.

Perigos que essas criaturinhas podem trazer para seu Pet

Como tirar carrapato do cachorro
Como tirar carrapato do cachorro

Por mais minúsculas que sejam, essas criaturinhas podem fazem um belo de um estrago. Esses seres de outra dimensão quando picam o cachorro, ficam presos e fixos no mesmo local até que todo o sangue que eles necessitam sejam o suficiente para deixá-los saciados.

Pode ser problemático em grandes quantidades, já que eles provocam feridas e perda de sangue contínua, podendo se fixar em orelhas, patas, tronco e até mesmo próximo ao olho.

Estes bichos são transmissores de diversas doenças que são perigosas não só para seus animais, para para você também. Uma das doenças mais frequentes nesses peludos é a erliquiose e a babesiose. Sendo ambas normalmente conhecidas como “Doença do carrapato”.

Mesmo que tenham origens diferentes e ataquem componentes distintos do organismo, seu efeito colateral é o mesmo e elas causam falta de apetite, apatia, febre e até mesmo anemia grave.

Então se essas doenças não forem tratadas ou melhor, prevenidas, elas podem até mesmo levar seu bichano à morte. Então é importante saber como lidar com um carrapato e deixar seu animal livre, pois carrapatos fazem muito mal a saúde deles.

Os maus que eles podem causar a você

Outras doenças sérias que podem ser transmitidas pelo mesmo animal que podem afetar gravemente não só os cachorros mas como você também tem como exemplo a doença de Lyme, que trás manchas vermelhas na pele, dores nas articulações e até mesmo alterações neurológicas. Também pode ocasionar febre maculosa que causa febre, dores no corpo e na cabeça e até inchaço nas mãos e pés.

Uma criatura tão pequena capaz de causar estragos tão grandes e perigosos deve ser não só tratada como também precavida. Mas devemos ter alguns cuidados, pois não se deve puxá-los de uma vez, queimá-los ou matá-los asfixiados. Então veremos como lidar com estes visitantes não desejados.

Passo a passo de como remover o carrapato com produtos

Como tirar carrapato do cachorro
Como tirar carrapato do cachorro

É importante ter alguns cuidados antes de remover o animal, então fique atento aos passos e repita-os cuidadosamente:

Muitos carrapatos:

Se você viu que seu cachorro está infestado de carrapatos ou pulgas, imediatamente dê banho nele com xampu ou sabonete anti-parasitas, certifique-se de que o produto é para animais.
É recomendado também dar um comprimido de tratamento de emergência e, talvez associar a outro tratamento de longa duração como pipeta ou coleira.

Poucos carrapatos:

Caso você aviste uma, ou poucas pulgas ou carrapatos no seu cachorro, dê um banho com xampu e sabonete anti-parasitas.
Caso ele esteja sob proteção de algum tratamento de longa duração como pipeta, comprimido ou coleira, deve resolver. Se os intrusos voltarem é bom conversar com o veterinário e considerar mudar o método para proteção.

Como remover manualmente

Como tirar carrapato do cachorro
Como tirar carrapato do cachorro

Caso o caso não seja tão preocupante e você queira apenas saber como remover esses bichinhos logo e de forma segura e saudável para seu bichano, aqui vai algumas instruções:

  1. Antes de começar o processo, dê um brinquedo para seu dog para que ele possa se distrair, o processo não é nada legal para ele.
  2. Os carrapatos podem aparecer em diversos lugar, como pernas, entre as unhas, embaixo das pernas, em cima ou dentro das orelhas, no rosto, na cabeça, no queixo ou no pescoço.
  3. Use um pente para procurar caso o pêlo do cão seja muito denso ou até mesmo enrolado, aqueles pentes finos são ótimos para o processo.
  4. Mantenha o pelo repartido quando encontrar o carrapato
  5. Se possível, use spray anti carrapatos para facilitar a remoção, não aplique em excesso para não causar intoxicação no cachorro. Fique atento às restrições a respeito de filhotes.
  6. Usando uma pinça, segure o animal pela cabeça e boca bem no local onde ele está fixo. Caso pegue pelo corpo, talvez a cabeça se separe do corpo ficando presa, causando irritação e infecção.
  7. É perigoso usar os dedos, pois podem acabar esmagando o corpo do carrapato. Se o corpo se desprender da cabeça, leve o cachorro ao veterinário, para que ele possa averiguar se será necessário remover o resto ou não.
  8. Após a remoção, ponha o animal dentro de um recipiente cheio de álcool. Para que assim ele possa ficar lá e morrer, repita os passos anteriores para remover os carrapatos e ponha-os no álcool igualmente.
  9. Você pode esfregar um pouco de desinfetante no local mordido do cachorro, para assim evitar infecções, leia as informações do produto antes do uso. Os veterinários recomendam soluções de clorexidina ou iodopovidona diluídas em água, qualquer anormalidade leve o cão ao veterinário.
  10. Para finalizar, você pode esperar um dia com os carrapatos no recipiente morrerem e depois jogá-los fora, fique atento aos sinais de infecção no cachorro e o mantenha sempre higienizado.

Lembre-se também de manter sua casa limpa, se tornando uma ambiente desagradável para os carrapatos viver, evitando-os e trazendo segurança não só para você e seu dog, mas também para toda sua família.

Caso você desconfie que seu cão estava infestado a bastante tempo, é importante verificar se há mais desses aracnídeos na casa, pois eles podem acabam retornando ao seu pet, eles costumam ficar espalhados pelos pisos e paredes.

Lidando com alguns carrapatos que ficaram na casa

Como tirar carrapato do cachorro
Como tirar carrapato do cachorro

Para lidar com os carrapatos do cachorro que ficaram pela casa, é bom usar alguns produtos de limpeza específicos para tal tarefa com carrapaticidas na composição. Você pode encontrar estes produtos nos pet shops, a limpeza pode ser feita a cada seis meses para garantir a segurança e render do produto, também pode ser feita quinzenalmente ou semanalmente quando há algum nível de infestação.

Se possível, aspire a casa com frequência e de preferência semanalmente, os ovos desses bichinhos são leves e fáceis de serem aspirados. Lembre-se de tomar cuidado com poeira até em lugares altos, as pulgas por exemplo, ficam só pelo chão, mas já os carrapatos preferem lugares altos como os cantos de paredes, frestas e prateleiras. Com casos muito extremos de infestação de parasitas na casa, é indicado que você procure uma empresa especializada em dedetização para resolver de uma vez por todas esse problema.

A segurança é importante

A segurança de você e toda sua família é essencial, esses bichinhos devem ser levados a sério e são o verdadeiro exemplo do ditado: “Tamanho não é documento!”. Podem causar enorme estrago e é importante estar atentos aos sinais de quando aparecer ou quando pode aparecer um.

Mantenha sempre a casa higienizada e seu Pet limpo, para que assim você, ele e todos possam brincar livremente sem correr o risco de acabar sendo pego por esses bichinhos.

Quero aprender mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre como cuidar do seu Pet e quer continuar aprendendo, aproveite para ler também nosso artigo sobre: Quanto tempo dura a gestação de um cachorro.