Como saber se o cachorro está com febre

0 127

Afinal, como saber se o cachorro está com febre? poucas pessoas parecem saber mas cães podem ficar doentes e ter febre exatamente como nós humanos, o problema é que os nossos amigos peludos não sabem avisar quando estão se sentindo mal e por isso você precisa ficar atento.

Normalmente seu cãozinho é cheio de energia, brincalhão e adora andar de um lado para o outro aprontando, no outro dia ele se encontra apenas deitado no canto sem energia e sem vontade de brincar, se isso acontecer é um sinal de que ele não se encontra bem.

Nesse artigo vamos falar sobre como saber se o cachorro está com febre, daremos algumas dicas para que você possa saber exatamente o que esperar quando o seu cachorro se encontra com febre para que você possa agir rápido e ajudar seu amigo peludo a sair dessa encrenca.

Qual a temperatura normal do cachorro?

Como saber se o cachorro está com febre
Como saber se o cachorro está com febre

Para que você não fique preocupado sem necessidade, vamos deixar claro que normalmente a temperatura do corpo do cachorro é sim um pouco mais alta que a temperatura do corpo humano.

Normalmente a temperatura do seu cão vai estar entre 38,3º a 39,2ºC porém basta aumentar mesmo que um pouco para 39,4ºC e você já deve se preocupar, por ser um animal que naturalmente é muito quente o cão tem uma tolerância muito fraca contra a febre.

Nesse caso, se você perceber qualquer comportamento anormal já pode medir a temperatura, qualquer aumento mesmo que pequeno acima do normal já é um sinal de febre então você deve agir rápido para evitar que o problema se torne pior.

Quais os sinais da febre no cachorro?

Como saber se o cachorro está com febre
Como saber se o cachorro está com febre

A maior dificuldade para saber se o cão está com febre é que você nem sempre está medindo a temperatura dele e muitas pessoas acreditam que não existem outras formas de saber quando seu amigo está doente.

Para que você perceba que o seu cão está com febre, nem sempre é necessário medir a temperatura, às vezes você pode conseguir perceber apenas pelos pequenos sinais que ele vai mostrar, então fique atento para:

  • Focinho quente e seco
  • Orelhas quentes
  • Letargia, desânimo, falta de energia, cansaço
  • Tremedeiras
  • Olhos vermelhos
  • Vômito
  • Tosse
  • Perda de apetite

Qualquer um destes é um sinal grave de que o seu cão está passando por um quadro de febre que deve ser tratado imediatamente, lembre, cães não suportam a febre durante muito tempo então você deve tomar uma atitude o mais rápido possível para evitar qualquer tipo de complicação no futuro.

Passo a passo como tratar a febre do cachorro

Como saber se o cachorro está com febre
Como saber se o cachorro está com febre

Agora que você já aprendeu tudo sobre como saber se o cachorro está com febre, vamos ao passo a passo para que você saiba como agir na hora que isso acontecer, assim você pode oferecer o melhor cuidado para o seu cachorro e garantir que ele volte a ter uma boa saúde:

  1. Resista a tentação de dar remédio, a primeira coisa que vem a nossa cabeça ao ver o cachorro com febre é oferecer algum dos nossos remédios, mas não faça isso, esse tipo de remédio é para humanos, os cães não se dão bem com eles, então evite.
  2. Ofereça bastante água para o seu amigo, procure dar água fria para ajudar a baixar a temperatura do animal, assim ele vai melhorar naturalmente sem precisar de qualquer tipo de remédio.
  3. Use uma toalha molhada com água gelada, esprema para tirar o excesso de água e enrole em volta das orelhas do seu cão, faça o mesmo procedimento com as patas, a temperatura logo vai baixar.

Se nada disso adiantar então você deve procurar um veterinário no mesmo dia, depois de seguir estes 3 passos a temperatura deve baixar em no máximo 2 horas, caso não perceba evolução no quadro, faça uma visita ao veterinário mais próximo.

Quero aprender mais!

Se você gostou de nossas dicas e quer continuar aprendendo, aproveite para ler nosso artigo sobre: O que significa sonhar com cachorro.