Como saber a idade do cachorro

0 9

Uma pergunta que muitos tem é: Como saber a idade do cachorro? Todo mundo tem ou já teve algum bichinho que ama tanto, aquele companheiro que te faz rir, te dá trabalho e até mesmo consegue te ajudar nos momentos difíceis traquinando e aprontando algo, fazendo você esquecer os problemas.

Seus dogs também devem ser especialistas em traquinagens e proporcionar momentos de sorrisos então é normal que você queira vê-lo bem e saudável. Infelizmente uma coisa é inevitável, a chegada da velhice vem para todos e também para seu cachorrinho.

É normal que queira saber sua idade, para assim ficar atento aos riscos da velhice, dar sua atenção especial e estar ao seu lado sempre. Hoje entenderemos características que podem apontar a data mais sensível, sinais que indicam que seu companheiro está ficando velhinho. Também é importante sabermos os cuidados que devemos ter e o comportamento que cada bichinho pode apresentar.

Como saber a idade do cachorro?

Como saber a idade do cachorro
Como saber a idade do cachorro

Caso você tenha um bichinho mas não sabe quando ele nasceu, é possível estimar sua idade. Algumas características ajudam bastante a descobrir possíveis complicações da idade, como por exemplo seus dentes.

Os dentes do cachorro podem ajudar muito quando se trata de descobrir sua idade, seu grau de crescimento auxilia quando for determinar quantos anos ele já viveu. Também quando há presença de tártaro ou um dente mais desgastado sinaliza um cachorro um pouco mais velho.

Como saber a idade do cachorro
Como saber a idade do cachorro

Porém o estado do seu dente não diz tudo e também dependerá de como ele foi tratado ao longo de sua vida, algumas dicas úteis são:

  • Em dentro de 8 semanas, o cão já possui todos os seus dentes-de-leite.
  • 7 meses, o cão terá todos os dentes permanentes sendo brancos e limpos.
  • até uns 2 anos, os dentes do cão serão mais firmes e alguns de trás podem ser meio amarelados.
  • 3 a 5, os dentes podem mostrar sinais de tártaro e outros desgastados.
  • até 10 anos, pode ser avistado dentes bem desgastados ou sinais de doenças.
  • até 15 anos, alguns dentes já podem estar faltando. Assim como os humanos os cães também podem apresentar pêlos grisalhos ou brancos.
  • Em alguns cães mais idosos, também há sinais de olhos opacos e às vezes de catarata, também apresenta uma perda de elasticidade da pele.

Mas isso nem sempre ajuda e, o cão também pode ser adulto e bem cuidado… Então há outros sinais que dependem de ajuda veterinária, no qual o profissional irá analisar sua estrutura física de ossos, juntas, músculos e órgãos internos. Ele também pode realizar alguns exames.

Cuidados que são importantes com a chegada da idade

Como saber a idade do cachorro
Como saber a idade do cachorro

Assim como os humanos, os cachorros também ficam mais frágeis com a chegada da idade e necessitam de maiores cuidados, desde mais atenção até mais exames no veterinário.

Dentre eles é a escovação dos dentes, prevenindo infecções e tártaros, já que sua imunidade fica bem mais fraca quando mais velho.

Os cães também tem alguns comportamentos diferenciados quando mais velhos, como ausência de ânimo ou preguiça constante, por isso é importante exercícios para manter seu ânimo e sua saúde. Não se esqueça de manter seu veterinário em dia, fazendo exames e ficando atento a sinais de doenças que são bem mais propensas nessa fase da vida do cão.

Estimativa de vida do cão em relação a dos humanos

Como saber a idade do cachorro
Como saber a idade do cachorro

Existe uma lenda que conta que 1 ano vivido do cachorro equivale a 7 anos humanos, o que é completamente falso. Dizem que o primeiro ano de vida de um cão corresponde a 15 anos humanos, já o segundo é por volta dos 24 anos.

Isso pode variar de porte para porte, então como isso influencia? Lembre-se de respeitar a idade do bichano ao converter para uma idade humana.

Os cachorros de pequeno porte de dois anos por exemplo, pode ter a idade convertida desta maneira: Multiplique seus 2 anos por 12, que será 25 anos.
Os cachorros de médio porte de dois anos por exemplo, pode ter a idade convertida desta maneira: Multiplique seus 2 anos por 10,5, que será 21 anos.

Já os cachorros de grande porte de dois anos por exemplo, pode ter a idade convertida desta maneira: Multiplique seus 2 anos por 9, que será 18 anos.

Lembre-se sempre de tratar do seu cãozinho com amor e cuidado, a estimativa de vida dele em relação à idade humana cai a cada ano que ele envelhece.

Sua idade humana real não é tão simples de ser calculada e exige um conhecimento do porte e da idade, mas independente de seus anos vividos eu tenho certeza que você terá ótimos momentos com seu cão como sempre teve!

Quero aprender mais!

Se você gostou de nossas dicas e quer continuar aprendendo, aproveite essa oportunidade para ler também nosso artigo sobre: Como ensinar o cachorro a fazer suas necessidades no lugar certo.