Como limpar o ouvido de cachorro

0 16

Afinal, Como limpar o ouvido de cachorro? nesse artigo vamos falar um pouco mais sobre isso, vamos dar as dicas que você precisa sobre esse tema e conseguir realmente manter seu parceiro com saúde.

Com que frequência devo limpar as orelhas do meu cão?

Se o seu cão é propenso a infecções de ouvido, a limpeza regular dos ouvidos pode reduzir sua frequência. Exatamente quantas vezes você limpa os ouvidos depende do seu cão. Você deseja limpá-las com frequência suficiente para manter as infecções afastadas, mas não com tanta frequência que irrita os ouvidos. Pergunte ao seu veterinário com que frequência você deve limpar as orelhas do seu cão.

Como limpar o ouvido de cachorro
Como limpar o ouvido de cachorro

Para alguns cães, você precisará limpar os ouvidos mensalmente. Para outros cães, você precisará limpar os ouvidos a cada duas semanas ou até semanalmente.

Se o seu cão tiver uma infecção no ouvido, seu veterinário poderá instruí-lo a limpar os ouvidos diariamente ou a cada dois dias enquanto estiver tratando a infecção com medicamentos.

“Não há muito sentido em colocar pomada, se não estiver limpo, porque tudo o que você fará é adicioná-lo à lama e à cera que está lá em baixo”, explica Jeff Grognet, DVM, co-proprietário da Hospital Veterinário Mid-Isle em Qualicum Beach, BC, Canadá. “Isso dilui a pomada, mas também, em alguns casos, a pomada nem chega à pele dentro da orelha.”

Mesmo que seu cão não tenha infecções no ouvido, é recomendável limpá-las quando parecerem ou cheiram sujas. As orelhas de um cachorro nunca devem cheirar mal. Um odor desagradável ou cheiro de fermento como massa de pão significa que uma infecção está se formando e seu cão deve consultar o veterinário o mais rápido possível.

Como limpar o ouvido de cachorro
Como limpar o ouvido de cachorro

Outros sinais de uma infecção no ouvido incluem orelhas vermelhas e inflamadas; sacudindo a cabeça ou coçando as orelhas; e descarga auditiva. As infecções de ouvido em cães podem ser extremamente dolorosas, portanto, não adie a procura de tratamento veterinário se você suspeitar de um problema. E se o seu cão geme ou chora quando você toca suas orelhas, procure o veterinário rapidamente.

Você deve / pode limpar as orelhas do cão em casa?

Se você está nervoso por limpar as orelhas do seu cão, você sempre pode levá-lo ao seu veterinário ou a um salão de beleza. Isso pode ficar caro se o seu cão precisar de limpezas frequentes dos ouvidos.

A limpeza das orelhas do seu cão em casa é fácil com os materiais e as técnicas corretas. Você também pode pedir ao seu veterinário ou técnico veterinário para lhe mostrar como limpar as orelhas do seu cão na clínica, para que você se sinta mais confortável ao fazê-lo em casa.

Como limpar as orelhas do seu cão em casa

Para começar, você precisará de bolas de algodão ou gaze e um limpador de ouvido aprovado pelo veterinário. Você pode comprar limpadores de ouvido no seu veterinário, em lojas de animais ou online. Certifique-se de esclarecer seu veterinário antes de usar qualquer produto para garantir que ele seja gentil e seguro para seu animal de estimação.

Como limpar o ouvido de cachorro
Como limpar o ouvido de cachorro

A limpeza das orelhas pode ser uma bagunça, principalmente se as orelhas do seu cão estiverem excessivamente sujas. Eu gosto de limpar as orelhas do meu cachorro durante o banho. Se você estiver limpando as orelhas e seu cão não precisar de banho, enrole uma toalha em volta do pescoço e do peito (prenda-a com um grampo de cabelo ou um grampo grande para mantê-lo no lugar). Isso o impedirá de ficar com o limpador de orelha e a orelha em todo o pelo.

Para limpar os ouvidos, aperte um pouco do limpador no ouvido e deixe escorrer para dentro do canal auditivo. Massageie suavemente a base da orelha para fazer espuma no limpador e ajudá-lo a quebrar a cera e os detritos. Deixe seu cão balançar a cabeça (você pode pendurar levemente a cabeça dele com uma toalha para evitar que a lama voe por toda parte).

Limpe cuidadosamente a aba da orelha externa e dentro da orelha com uma bola de algodão ou gaze quadrada. Limpe o mais fundo possível, usando a bola de algodão ou gaze e o dedo.

“Geralmente, não gosto de colocar cotonetes nos ouvidos, porque não gosto de empurrar coisas para baixo”, aconselha o Dr. Grognet, que também opera a ACE Academy for Canine Educators. Continue limpando até que suas bolas de algodão voltem limpas. Os limpadores de ouvidos para animais de estimação contêm agentes secantes; portanto, qualquer pequena quantidade de limpador deixada dentro do ouvido secará por conta própria.

Se o seu cão tiver uma infecção no ouvido e precisar de medicação, aplique-o depois que as orelhas estiverem limpas e limpas. “Gosto de manter a ponta da pomada bem acima da orelha, para que eu possa ver quantas gotas entram e depois massageio a orelha abaixo”, diz Grognet.

Como limpar o ouvido de cachorro e muito mais!

Se você gostou de aprender Como limpar o ouvido de cachorro e quer continuar aprendendo sobre diversos assuntos com a ajuda de nossas dicas, aproveite essa oportunidade para ler nosso artigo sobre: Como fazer roupa para cachorro.