Como fazer o cachorro parar de latir

0 8
Como fazer o cachorro parar de latir
Como fazer o cachorro parar de latir

Você sabe como fazer o cachorro parar de latir? ter um cachorro em casa pode ser super divertido, cachorros são conhecidos por serem os melhores amigos então eles tem sempre muito amor para dar e quase sempre estão cheios de energia, porém isso pode não ser o bastante para ignorar o latido.

Latir é a forma pela qual o seu cachorro vai se comunicar então se você não tiver cuidado pode acabar tendo em casa um cachorro que vai latir o tempo todo apenas para chamar sua atenção e isso pode se tornar muito cansativo, principalmente se o seus vizinhos não tiverem a menor vontade de entender a situação e começarem a reclamar.

Naturalmente isso significa que você precisa tomar uma atitude para resolver esse problema, aprender como fazer o cachorro parar de latir é fundamental para que você consiga realmente aproveitar o carinho do seu Pet sem incomodar os vizinhos e sem ficar com dor de cabeça, nesse artigo vamos te ajudar a conquistar justamente esse efeito então fique preparado para anotar nossas dicas e vamos nessa.

Por que meu cachorro começou a latir sem parar?

Como fazer o cachorro parar de latir
Como fazer o cachorro parar de latir

Esse é um comportamento realmente comum e realmente irritante, porém você pode mudar isso de uma vez por todas, Cães são normalmente tranquilos mas as vezes por algum motivo eles começam a latir sem parar, então você precisa ter uma ideia de quais os motivos por trás dessa mudança de comportamento.

Normalmente existem diferentes possíveis motivos que vão ser bastante variados, então para ajudar a ter uma ideia mais clara do que causou os latidos incansáveis do seu amigo peludo fique atento aos possíveis seguintes motivos:

  • sentimentos como tédio, tristeza, euforia e medo;
  • ansiedade pela separação;
  • predisposição da própria raça;
  • desejo de chamar a atenção dos donos;
  • necessidade de demarcar o seu território;
  • vontade de alertar os donos sobre estranhos por perto (pessoas ou animais);
  • dor ou problemas de saúde;
  • chamada para o acasalamento (quando uma fêmea está no cio, os machos costumam latir)

Fique atento para que você consiga eliminar alguns dos motivos do latido e saiba como lidar com os demais quando eles aparecerem, assim você garante um ambiente mais tranquilo e aumenta a qualidade de vida do seu Pet.

Como fazer o cachorro parar de latir sozinho?

Como fazer o cachorro parar de latir
Como fazer o cachorro parar de latir

Não é exatamente fácil fazer o seu cachorro parar de latir, é um processo que exige paciência e atenção por isso você deve seguir colocando nossas dicas em prática uma a uma, aos poucos você vai notar a diferença.

Como combater o tédio do cachorro?

O cachorro é um dos animais mais carinhosos do mundo, isso significa que quando você não tá em casa ou quando você não dá atenção a ele o resultado é o tédio que vai levar a muitos latidos, por isso mesmo é importante que você crie mecanismos para o seu cão se distrair quando você estiver ocupado.

Compre alguns brinquedos, ofereça algo que ele possa usar para se distrair, assim seu cão vai ficar bem menos dependente do seu tempo e sem dúvidas vai latir muito menos, você vai perceber que esse comportamento de latir sem parar vai diminuir bastante desde os primeiros dias.

Contudo lembre que ele ainda é um animal que exige muito carinho e atenção, ou seja, você precisa ter tempo na sua agenda para dar um pouco de atenção ao seu Pet mesmo que seja apenas meia hora por dia, vai valer a pena para ele e para você também.

O carinho é importante?

Sem dúvidas um dos principais motivos para os cães começarem a latir é não estarem recebendo atenção o bastante dos donos, então fazer carinho no seu cachorro com regularidade é fundamental para que ele sinta que você tem tempo para ele, lembre que esse amiguinho peludo depende completamente de você.

Quando o seu cão sente que não vem recebendo atenção o suficiente ou quando não você não dá carinho ele tende a reagir latindo, esse é o jeito dele dizer que sente sua falta e que precisa de um pouco mais de atenção naquele momento, por isso você precisa criar o hábito de oferecer esse carinho com regularidade ao chegar em casa e antes de sair todos os dias.

Naturalmente oferecer carinho ao cachorro não vai impedir que ele fique latindo o tempo inteiro, mas vai ajudar ele a saber que não precisa latir para conseguir sua atenção, então ele apenas vai latir por outros motivos que você vai resolver ao longo de nossas dicas.

Preciso passear com o cachorro?

Parece ser algo bastante óbvio mas muitas pessoas não percebem isso, o fato é que o seu cachorro não gosta de viver preso, ter um espaço pequeno para si não é nada divertido então ele naturalmente não quer ficar confinado, por isso ter um momento para passear é essencial.

O melhor é que você consiga sair para passear com o seu cão duas vezes por dia, não precisa ser um espaço muito grande de tempo, cinco minutos ao acordar e cinco antes de dormir já vão fazer uma imensa diferença.

Esse é o momento que o seu cão vai ter para esticar as pernas, fazer um pouco de exercício e claro, fazer suas necessidades, então lembre de levar o material necessário para recolher a sujeira e jogar diretamente no lixo.

O latido sempre significa problema?

Como fazer o cachorro parar de latir
Como fazer o cachorro parar de latir

Assim como uma pessoa faria o seu cão vai querer conquistar a sua atenção, cedo ou tarde ele vai perceber que latir é uma maneira de fazer com que você fale com ele, mesmo que você apenas fale para brigar, então se você der atenção quando ele estiver latindo apenas para ser notado isso vai virar um problema cada vez maior.

Se você tem certeza que as necessidades do seu cão como comida e água estão saciadas e se você já saiu para passear mas ele continua latindo o tempo todo, talvez ele apenas queira conquistar sua atenção e nesse caso você pode e deve ignorar.

Ignorar o seu cão significa que você não deve fazer com ele quando ele fizer esse tipo de comportamento, verifique se tem algo errado com ele mas faça isso em silêncio, se ele apenas se calar quando você chegar perto é um sinal de que você não precisa se preocupar, deixar ele aprender que esse tipo de comportamento não vai funcionar é a melhor saída nesse caso.

Como lidar com um cão curioso?

Outro motivo bastante comum para o latido são as distrações, se o seu cão passa o tempo preso dentro de casa ele pode achar fascinante tudo o que vê na rua e isso pode gerar muitos latidos que para ele são uma festa mas para você e seus vizinhos talvez não sejam.

Nesse caso a melhor solução é tentar eliminar o motivo desse comportamento, se tem algo que faz o seu cão latir sempre que ele vê, a solução mais lógica é deixar que ele veja de perto essa coisa, ele vai cheirar, andar em volta e se acostumar com a novidade, em pouco tempo isso vai deixar de ser interessante e ele não vai mais latir.

Contudo isso pode levar algum tempo então você pode tentar uma solução mais rápida para o problema, se tudo o que você precisa é eliminar as fontes de curiosidade, procure bloquear a vista do seu cão, por exemplo, se você colocar uma cortina na janela ele não vai mais latir com os carros e motos que passam na rua.

O treinamento pode ser uma solução?

O processo de treinar ou adestrar o seu cão é sem dúvidas uma boa solução, claro que esse processo não serve apenas para evitar os latidos mas sem dúvidas é uma boa razão para isso, então sim, fazer seu cachorro passar por um processo de treinamento pode ser bastante útil.

Se você souber como pode fazer o treinamento por si próprio, ou pode contratar um profissional para isso, vale sempre a pena tentar entender o tipo de necessidade que você tem, se você apenas quer que o seu cão pare de latir o tempo todo então o treinamento pode ser feito em casa sem muita dificuldade.

Como fazer o cachorro parar de latir e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco com nossas dicas e quer continuar aprendendo cada vez mais, não perca a oportunidade de ler nossos nossas dicas diversas em nosso artigo sobre: Como dar comprimido para cachorro.