Como dar comprimido para cachorro

0 235

Cuidar do nosso bichinho passa a ser algo muito frequente depois de um tempo ou determinado evento e, muitas vezes envolvem comprimidos, mas como dar comprimido para o cachorro? Uma coisa é certa, ver nossos doguinhos bem é o que mais queremos e às vezes temos que passar por algumas situações complicadas.

Como dar comprimido para cachorro
Como dar comprimido para cachorro

Quando os bichinhos estão doentes e precisamos lidar com medicação, tendemos a ficar bem confusos sobre dar o comprimido abrindo a boca do cão ou amassado na ração… Além de diversas perguntas relacionadas em cuspir o comprimido, vomitar ou não engolir. Então vamos aprender a lidar com o caso de uma vez por todas.

Algumas dicas para medicar seu cachorro com remédio inteiro

Medicar seu cão realmente não é algo tão simples, principalmente se ele for bravo, hiperativo ou filhote. Mas mantenha-se paciente, vamos dar uma olhada em algumas dicas relacionadas ao procedimento, veja seus títulos e leia a que achar melhor!

Oferecendo o comprimido caso seja a primeira vez dele:

Às vezes essa tarefa pode ser tão massante que não resta escolhas a não ser enganar seu cãozinho. Uma tentativa é tentar oferecer o comprimido ao cachorro.

Experimente colocar a cápsula em sua mão e depois permita-o cheirar. Como carregam um pouco de ingenuidade, eles podem achar que é algum tipo de petisco e comer sem perceber.

Como dar comprimido para cachorro
Como dar comprimido para cachorro

Normalmente a maioria tende a recusar, caso funcione, provavelmente na terceira ou na segunda vez o cachorro já estará mais atento e você precisará utilizar outro método, por isso essa etapa é mais aconselhável para cachorros que nunca experimentaram do remédio antes.

Disfarce o remédio de modo que pareça um petisco:

Essa maneira é uma das mais comuns e práticas para medicar seu cão. Caso o remédio seja em comprimido, por que não engana seu bichano jogando para ele comer como se fosse um petisco?

Muitos cães apressados acabam caindo nessa, é ideal que você deixe ele animado e ansioso para comer logo, para que ele não perca tempo avaliando se é de fato um petisco!

Como dar comprimido para cachorro
Como dar comprimido para cachorro

Às vezes eles nem percebem que comeram um remédio, então em seguida experimente dar mais alguns petiscos verdadeiros para que ele não estranhe. É bom recompensá-lo pelo fato sucedido também!

Caso seja necessário dar o comprimido constantemente por um tempo, ou o cão esteja um pouco imobilizado, esta não é a melhor técnica.

Essas dicas envolvem dar o medicamento de maneira que não o machuque ou misture com outras coisas, caso não esteja confiante em dar com algo a mais por medo de perder a eficiência.

Isso não significa nada e o medicamento continuará funcionando normalmente, mas agora vamos ter mais algumas dicas que envolvem mais traquinagens como misturar o remédio e amassá-lo!

Formas de medicar o cão com o remédio escondido

Não fique triste por que estará enganando seu cachorrinho sem que ele perceba! É normal e o que importa é o fato de que você quer vê-lo bem, então vamos botar nosso esforço nisso e medica-lo corretamente!

Tente misturar com comida

Uma forma para fazer o cão engolir naturalmente o remédio de forma que não perceba, é misturar na sua comida e isso normalmente funciona muito bem.

Às vezes a atividade pode ser bem simples se o seu cão for guloso! Basta misturar bem o remédio na ração de forma que não a deixe à vista e voilá!
Para colocar o remédio na sua ração com mais garantia de que ele coma.

Como dar comprimido para cachorro
Como dar comprimido para cachorro

você também pode pegá-lo desprevenido pondo o medicamento no pote em um momento que ele estiver afoito comendo, seja rápido quando fizer isso para que ele nem perceba!

Você também pode tentar esconder o comprimido em uma comida mais pastosa ou úmida como o sachê.

Corte ou amasse o comprimido para o cachorro

Primeiramente, para certificar-se de que o medicamento pode ser dividido ou amassado para assim oferecer ao seu cão, veja se não há nenhuma restrição na bula e caso esteja em dúvida contate seu veterinário a respeito.
Em geral, é tranquilo e pode dar o comprimido fragmentado ao cãozinho. Também fica mais tranquilo para escondê-lo na comida, impedindo que o cão separe da comida caso ache o remédio inteiro.

Tente outras comidas além da ração

Caso misturar na ração não funcione, deixe o cão tentado a comer sua comida favorita juntamente com o comprimido escondido.
Um exemplo de comida que muitos cães gostam é a banana, sendo uma fruta bem fácil de colocar algo dentro também, tornando tudo mais simples e delicioso.

Essas maneiras simples de dar o comprimido escondido, seja esmagado partido ou no interior de alguma comida ou fruta é bastante utilizada e muitas vezes o cão nem percebe, às vezes ele até chegam a achar que o comprimido se trata de um alimento delicioso!

E para medicá-lo com comprimido em líquido?

Às vezes medicar um animal envolve muitos obstáculos, um deles é que nem sempre o remédio é em comprimido e muitas vezes acabam sendo em líquido o que torna a tarefa um pouco mais complicada e delicada.

Caso se trate de um líquido, é sabido usar uma seringa para facilitar todo o procedimento, quando for aplicar o remédio tente inseri-la o máximo possível pela lateral da boca do cachorro, entre os dentes e a gengiva. Fique sempre atento para não machucá-lo nem engasga-lo acidentalmente.

Para evitar que o cão cuspa o remédio, uma boa forma é fechar a boca do cão e soprar no focinho. Ele sentirá uma vontade de lamber seu nariz, fazendo o movimento de engolir a saliva levando junto também a medicação.

Conclusões finais e esclarecimentos

Caso nada dê certo, fazer ele engolir o comprimido é a única opção. Tenha certeza de que o cão não será agressivo e se preciso peça ajuda de um profissional, você terá que colocar a mão na boca dele para que possa inserir o comprimido. Depois de colocado na boca, você deverá fecha-la e fazer uma breve massagem no seu pescoço para assim estimular a deglutição.

Seguir a atividade dessa maneira pode ser desconfortável para o bichano, ele pode até mesmo apresentar uma tosse. Porém, fique tranquilo, logo ele estará normal e não passa de reações momentâneas.

Como dar comprimido para cachorro
Como dar comprimido para cachorro

Alguns comprimidos tendem a se dissolver muito rapidamente em saliva ou alimento úmido, é bom ter um comprimido reserva, pois caso ele realmente se dissolva antes de ser ingerido é bom trocá-lo. Ele pode acabar perdendo a dose adequada para o cãozinho ou pode ter seu efeito prejudicado, então é bom fazer um teste antes para certificar-se de que dará tempo para o cão comer sem que o remédio dissolva antes.

Caso o cão seja do tipo que você tem certeza que não irá comer o remédio, será necessário agir na alternativa invasiva aplicando o remédio diretamente como explicado anteriormente. Também há casos de cachorros que regurgitam a medicação depois de ter ingerido-as a um tempo, mantenha-se atento a esse fato e caso ocorra, seu veterinário deve ser consultado para saber como agir corretamente.

Lembre-se de ter paciência e cuidar bem do seu cãozinho, a tarefa pode ser complicada mas caso você não consiga dar conta de tudo sozinho, você pode chamar um amigo para ajudá-lo ou até mesmo pedir instruções com seu veterinário. Se for dose única peça que ele dê ao cachorro. Boa sorte!

Quero aprender mais!

Se você gostou das nossas dicas e quer continuar aprendendo ainda mais, aproveite para ler nosso artigo sobre: Como curar sarna de cachorro.