Como dar banho em cachorro

0 440

Todos tem tamanho amor e carinho pelos seus pets e, querem cuidar dele da melhor maneira possível. Seja dando as melhores refeições, os melhores brinquedos e até mesmo o banho mais adequado.

Então hoje entenderemos como dar banho em cachorro, pode parecer algo muito complicado e complexo por ser um animal bastante diversificado em raças e em maneiras de lidar conforme sua linhagem, mas caso você tenha em mente logo cedo uma determinada maneira de dar banho no seu cachorrinho, logo pegará o jeito e tudo ficará mais simples!

Hoje veremos como fazer isso adequadamente, os cuidados especiais de cada raça, algumas dicas e quais produtos mais adequados para se usar.

Benefícios que o banho adequado trás

Como dar banho em cachorro
Como dar banho em cachorro

Pra quem achou que o banho só serve pra limpar, se enganou feio! Quando essa atividade é feita com cuidado e nos momentos certos, além de proporcionar um bom cheiro e o pelo limpinho, também é muito importante para que os cãezinhos fiquem saudáveis.

Essa atividade higiênica previne fungos no bichinho, enfermidades e com alguns grandalhões até proporcionam momentos de alegria, melhorando muito mais sua saúde mental! Lembre-se sempre de respeitar as frequências de banho de cada raça, o banho caseiro também é muito confortável não só para seu cão, mas para você também.

Então, lembre-se que você deve enxergar e fazer o seu dog enxergar o banho como uma atividade qualquer como correr e praticar exercícios, pois a atividade não servirá apenas quando seu amigo estiver sujo, é bom dar os banhos nos momentos corretos mesmo quando ele estiver limpinho.

Introduzindo as raças

Como dar banho em cachorro
Como dar banho em cachorro

Não é tão complicada, basta saber algumas coisinhas antes para não ter erro na tarefa, então vamos ter uma ideia de como banhar algumas raças em específico ou algumas raças que não precisam tanto da atividade:

  • Raça Akita: Por ser uma raça bem limpa, dê banhos apenas quando necessário, então não exagere tanto na atividade como um cachorro qualquer.
  • Raça Basset: Um banho a cada quinze dias talvez seja o suficiente, caso more em apartamentos não exagere tanto, um banho por mês é ideal.
  • Raça Belga: Com esse daqui, é recomendado um banho por mês.
  • Raça Doberman: Outra raça bem limpinha onde os banhos ficam somente quando são necessários.
  • Raça Golden: Estes daqui acabam precisando de banhos regulares por causa da sua energia e imensa capacidade de se sujar, talvez as dicas sejam ideais!
  • Raça Pequinês: Uma vez por mês é suficiente.
  • Raça Pitbull: Devido aos seus pêlos curtos, uma vez por semana é ideal.

De resto pode lidar o banho deles de modo que achar melhor! Ah, mas lembre-se… Se houver alguma dúvida a respeito do seu cachorrinho, se deve ou não dar um banho frequente recomendo ver um guia da raça dele! Caso já saiba suas limitações, por mais que ela não tenha sido citada aqui, siga-as!

Produtos recomendados e alguns cuidados antes

Como dar banho em cachorro
Como dar banho em cachorro

Os produtos ideais são shampoos e cosméticos especiais para cachorros, de acordo com sua pelagem ou sua condição. Nunca use produtos humanos! Estes produtos podem ser obtidos facilmente em pet shops e fique atento caso seu animal apresente alguma necessidade especial, pois será preciso comprar produtos que a atenda.

Caso o bichinho tenha algum problema de pele, consulte seu veterinário para que ele possa recomendar o melhor produto.

É preciso ter alguns cuidados antes do banho para não prejudicar seu bichinho, dentre eles estão:

  • Temperatura da água, mantenha ela sempre morna mesmo no verão.
  • Local de banho, cuidado com lugares altos para seu cão não se machucar.
  • Proteja suas orelhas, experimente por nelas algodão hidrófilo durante o banho ou uma toquinha.
  • O horário do banho, tente horários que o cão estiver cansado para não ficar massante, pois há bichanos não curtem tanto a atividade.
  • Evite molhar o rosto do dog, o rosto é uma região sensível e molhá-lo diretamente é como uma tortura, para lavá-lo use uma toalha úmida sob o rostinho dele e em seguida experimente outra com um pouquinho de xampu, depois enxague com a outra toalha molhada apenas com água.

Estamos prontos para começar o banho, vamos lá!

Vamos dar um ótimo banho no seu dog para que ele possa desfrutar e sair bem higienizado!

Como dar banho em cachorro
Como dar banho em cachorro
  1. Escolha um lugar adequado para realizar o banho. Se o cachorro for de pequeno porte, pias ou tanques servem, mas caso forem grandes é recomendado banheiras próprias ou o próprio banheiro.
  2. Lembre-se, a água deve estar morna para que o shampoo tenha mais efeito e o animal não sofra com sua pele.
  3. Os melhores horários são os mais quentes do dia, para que o animal não sinta diferença de temperatura.
  4. Aplique uma pomada oftálmica para proteger os olhos.
  5. Molhe completamente o cachorro com água e aplique o shampoo.
  6. Massageie seu pescoço até a cauda, lembre-se de lavar bem as patinhas e entre os dedos também. Lave sua virilha e às dobras, além das áreas íntimas.
  7. Use um pano molhado com água e shampoo para lavar o rosto do animal tomando cuidado com os olhos, como mencionado nos cuidados especiais.
  8. Enxágue completamente, prestando atenção na região da virilha, axilas e os dedos.
  9. Se necessário, aplique novamente o shampoo e repita o processo inteiro.
  10. Use condicionador após o shampoo, se quiser uma pelagem leve, sedosa e brilhante.

Você terminou o banho e está pronto para secá-lo! Vamos ver alguns cuidados pós banho.

Cuidados com o seu pet pós banho

É importante ter alguns cuidados com o seu bichano depois do banho, um exemplo disso é que algumas raças precisam ser escovadas depois da atividade, fique atento.

  • Secando o pet; é importante secá-lo completamente para remover todo o excesso de água, esfregue levemente todo o corpo do animal, primeiro no sentido contrário do pêlo e depois no sentido dele. Da cabeça à cauda.
  • Alguns animais de pêlo longo devem ser penteados para evitar que os pelos se embaracem.
  • Se o seu cão permitir, é importante usar um secador, pois ele é ótimo para animais com pelos compridos. Direcione o jato de ar morno, nunca quente, da raiz dos pêlos até a ponta. Faça isso enquanto escova os pelos.
  • Mantenha seu bichano aquecido enquanto seus pelos secam e, não permita que ele saia até lá. Isso evita futuros resfriados.

Você está pronto para dar um banho adequado e correto no seu bichano, fique sempre atento às suas necessidades de raça e tenha sempre a melhor competência com eles, os bichanos definitivamente agradecerão por isso mais tarde! E não fique irritado caso ele se suje logo após o banho, é bem comum!

Outros cuidados necessários

Além disso, a escovação do pelo do seu pet é bem importante para manter a limpeza básica e não optar sempre pelo banho, é uma manutenção simples e que definitivamente irá garantir uma boa saúde para sua pelagem, pois remove os pêlos soltos e evita também aquele monte de pêlo na casa.

Também é recomendado uma escovação antes do banho, não só após. Pois isso melhora a eficiência do shampoo e dos cosméticos de tratamento, garantindo assim um pelo fino e longo. É interessante usar um spray desembaraçante para facilitar sua escovação.

E obrigado por toda sua atenção até agora, lembre-se de seguir os passos sempre que for dar banho assim garantindo a saúde do seu bichano e evitar preocupações de sua parte, caso tenha qualquer dúvida sobre escovar um cachorro, veja um pouco como fazer isso! Até a próxima!

Quero aprender mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre como cuidar do seu Pet e quer continuar aprendendo, não perca a oportunidade de ler também nosso artigo sobre: Quanto tempo dura a gestação de um cachorro.