Como cuidar de filhote de cachorro

0 55
filhote de cachorro
filhote de cachorro

Você sabe como cuidar de filhote de cachorro? Ter um filhote para cuidar é uma grande responsabilidade, eles são lindos e fofinhos mas tem muitas necessidades que você precisa saber como atender para que seu filhote de cachorro esteja sempre com saúde e feliz.

Um filhote de cachorro é sempre cheio de energia para brincar, correr e quase sempre sem nenhum controle então é provável que se você descuidar ele vai fazer sujeira na sua casa, quebrar suas coisas, destruir objetos que você guardou durante a vida toda.

Nesse artigo vamos falar sobre como cuidar de filhote de cachorro, vamos dar algumas dicas para que você possa ter a melhor experiência possível com o seu filhote sem perder a cabeça e sem deixar faltar nada que ele precisa para ficar feliz.

Como alimentar um filhote de cachorro?

filhote de cachorro
filhote de cachorro

Talvez a parte mais importante de como cuidar de filhote de cachorro para manter ele saudável seja a alimentação, um filhote bem alimentado vai ser sempre muito mais resistente, mas atenção ser bem alimentado não é o mesmo que comer muito.

Cães não sabem quando parar de comer então é parte do seu dever garantir que o seu filhote receba apenas a alimentação necessária para ficar satisfeito, lembre o excesso de comida não vai apenas deixar o seu filhote acima do peso, vai prejudicar o coração do animal e em raças com grande taxa de crescimento isso pode ser fatal.

Além disso é fundamental lembrar que os filhotes precisam de ração especial para filhotes, elas são preparadas com os nutrientes que seu cão vai precisar para crescer saudável, vale a pena investir um pouco mais em ração agora e ter o seu Pet feliz pela vida inteira.

Como manter o filhote limpo?

filhote de cachorro
filhote de cachorro

O banho é super importante para o filhote, não apenas serve para manter a temperatura sempre controlada como também para eliminar todas as possíveis sujeiras que se acumulam no pêlo, assim você diminui os riscos de parasitas como pulgas e carrapatos.

Contudo a frequência dos banhos do seu filhote deve ser controlada, não é legal dar banho no cãozinho todos os dias, cada raça tem uma tolerância diferente por isso você deve se informar sobre a raça específica do seu cachorro.

Além disso não esqueça de comprar os produtos de higiene para o seu filhote, shampoo especial é fundamental para garantir que o pelo vai crescer cheio de brilho e também para proteger a pele do seu animal.

Como manter a casa limpa?

filhote de cachorro
filhote de cachorro

As primeiras semanas podem ser um desafio uma vez que o filhote ainda não entende completamente como se comportar, ele pode acabar fazendo as necessidades em qualquer lugar e isso vai dar bastante dor de cabeça se você deixar, para prevenir isso você deve diminuir o acesso do filhote nas primeiras semanas.

Você pode preparar um quarto ou a área de serviços para que o filhote esteja confortável mas sem a oportunidade de sujar a casa toda ou de quebrar seus objetos, estas primeiras semanas são importantes para o aprendizado então desde cedo acostume o filhote a passear com você.

Ele vai aprender rapidamente que o lugar certo de fazer as necessidades é na rua durante o passeio, lembre de levar consigo sempre o material necessário para limpar a sujeira e manter nossas ruas sempre limpinhas.

Quanto tempo devo esperar antes de dar um filhote?

filhote de cachorro
filhote de cachorro

Se sua cadela acabou de dar cria e você tem a intenção de dar os filhotes precisa ficar atento para garantir que os pequenos vão estar realmente na idade certa antes de serem adotados.

Nesse caso o principal fator a ser observado é a alimentação, enquanto os filhotes estiverem mamando eles precisam da mãe por perto, então espere mais um pouco, depois de um mês o seu filhote já vai estar mais cheio de energia e vai conseguir se alimentar com outras opções.

Só assim você vai poder realmente colocar o seu filhote para adoção ou presentear essa pequena fonte de amor para alguém especial que você sabe que vai cuidar bem dele, lembre, cada filhote é uma vida e você é responsável por elas então tenha certeza que todos vão receber os cuidados devidos.

Quero aprender mais!

Se você gostou do nosso artigo e quer aprender ainda mais, não perca a oportunidade de fazer isso através do nosso artigo sobre: Como fazer uma casinha de cachorro.