Como cortar unha de cachorro

0 20
Como cortar unha de cachorro
Como cortar unha de cachorro

Manter seu pet na moda é essencial, é importante saber como cortar as unhas do cachorro também pois além de proporcionar saúde e evitar que seu pet se fira ou fique incomodado, também proporciona melhores momentos de diversão sem o risco de acontecer algum acidente como ele te machucar sem querer.

Os cachorros sempre andam muito energéticos e muitas vezes suas unhas mal cortadas podem atrapalhar na sua rotina, então hoje entenderemos como lidar com isso, tratando e cortando das suas unhas da melhor maneira possível, proporcionando momentos de tranquilidade para você e também para seu pet, evitando que algo de errado ou pior aconteça.

Benefícios de manter as unhas do pet cortadinhas

Se enganou que mantê-las cortadas é apenas por aparência, pois na verdade esse cuidado básico de sua saúde evita desconfortos no animal quando ele se locomove, também evite que elas se quebrem assim evitando uma infecção da ferida, ou acabem também envergando, influenciando a postura ou perfurando sua carne.

Geralmente os pets que não passeiam muito, sejam eles idosos ou que tem mais contato com superfícies lisas como os de apartamento, precisam que suas unhas sejam cortadas mais vezes. Em alguns animais mais ativos, suas unhas são reduzidas naturalmente com seus exercícios.

Os cuidados especiais na hora do corte das unhas

Como cortar unha de cachorro
Como cortar unha de cachorro

As unhas do bichano possuem alguns vasos sanguíneos e nervos em seu eixo central, também conhecido como sabugo. Quando cortado o cachorro sente muita dor e pode até perder sangue. Então fique atento.

Normalmente, é recomendado cortar as unhas do seu cão a cada uma ou duas semanas, também é bom manter a prática logo cedo, se possível desde filhote. Não deixe elas muito grandes e sempre mantenha-as no tamanho certo.

Como a veia cresce à medida que a unha aumenta, se você ficar sem cortá-las por muito tempo, ela ficará mais próxima da extremidade, assim ficando com uma maior chance de cortá-la.

O que se deve usar para cortar e, como cortar tranquilamente?

É ideal usar um tipo de cortador de unha para o cachorro, sem usar utensílio de humanos. Esses equipamentos convencionais para pessoas podem acabar machucando o seu peludo, então primeiro providencie o cortador feito especificamente para os cães.

Você pode usar o alicate, onde o cortador possui lâminas posicionadas como se fosse uma tesoura. Basta encaixar a unha do seu peludo entre as partes cortantes e com tudo pronto e com uma forma segura, é só apertar e cortar.
Ou você pode usar a guilhotina, onde esse cortador é característico por ter uma espécie de buraco. É exatamente neste espaço vazio que a unha deve ser inserida. Depois de pressionar o corte será realizado.

Lembre-se de cortar apenas as pontas e ficar atento ao nervo (sabugo), com estes cuidados, vamos ao passo a passo.

Passo a passo de como cortar a unha do seu cachorro

Como cortar unha de cachorro
Como cortar unha de cachorro

Para cortar a unha do seu dog, tem que ter alguns cuidados, sejam eles a forma de segurar e onde exatamente cortar, então vamos com calma:

  1. Primeiro, comece segurando a patinha do seu cão com firmeza, mas tenha atenção e cuidado para não apertar tanto. Esteja atento se o cão está calmo para facilitar a tarefa, como depois de um cochilo.
  2. Mantenha o corpo dele relativamente firme, para que ele não se mexa e acabe se machucando.
  3. para começar, comece posicionando o alicate nas extremidades da unha, em um ângulo de 45º, lembre-se de direcionar de forma que fique a uma distância razoável do sabugo, no mínimo 2 milímetros.
  4. Faça o corte e certifique-se de que não machucou o cãozinho, nas unhas brancas a área rosada é bem visível o que torna o corte mais fácil.
  5. Caso a unha seja muito escura, vá aparando aos poucos, observando dentro da região da unha. Quando começar a aparecer um círculo cinzento ou branco, está chegando perto do nervo e sinaliza que deve parar.
  6. Caso corte o nervinho, não fique nervoso e ponha com pressão um pedaço de algodão com pó hemostático. Se o sangue não parar e estancar é recomendado um veterinário.
  7. Não esqueça também da unha do esporão, na parte inferior da sua pata.
  8. Para finalizar, dê um acabamento usando uma lixa.
  9. E para ajudar o cachorro a se acostumar, não esqueça de dar alguns pedaços de petiscos para recompensar seu comportamento.

Você está pronto para a tarefa e, espero que esteja pronto para cuidar do seu doguinho para assim mantê-lo saudável e estiloso, facilitando muito mais a vida dele e a sua!

Quero aprender mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre como cuidar do seu pet, não perca a oportunidade de continuar aprendendo, leia também nosso artigo sobre: Como adestrar um cachorro.