Como cortar a unha do cachorro

0 52

Você sabe como cortar a unha do cachorro? Nem todos os donos de cachorros sabem como proceder numa situação dessas, mas fique calmo neste artigo iremos tirar suas dúvidas em relação a esse processo que não precisa ser algo estressante para você nem para seu cachorrinho.

Uma das maiores preocupações das pessoas é como cortar unha do cachorro, uma ação que parece difícil, mas na verdade pode ser feita tranquilamente em casa. Para isso, é importante seguir algumas orientações.

Como cortar a unha do cachorro
Como cortar a unha do cachorro

É importante começar a cortar as unhas do seu cão desde cedo, para que ele se acostume a ser manuseado e a ficar quieto na hora de cortá-las. Portanto, aconselho você fingir que está cortando as unhas do seu cachorro quando ele tiver de 2 meses em diante, assim ele já vai se acostumando com a ideia.

Como saber se está na hora de aparar a unha de meu pet?

Em cães, o momento é quando as unhas começam a roçar no piso, fazendo até aquele barulhinho “tic tic tic” e visivelmente percebe-se que estão longas. A melhor forma de gastar as unhas dos cães é no asfalto e superfícies ásperas, principalmente na hora de correr ou durante o passeio.

Como cortar a unha do cachorro
Como cortar a unha do cachorro

“cada vez mais animais vivem em apartamentos ou casas com pisos lisos, sem atrito suficiente para gastarem as unhas dos peludos. Por isso, elas acabam crescendo muito e arranhando móveis e pessoas”. Além de poder machucar pessoas, a unha grande gera desconforto para o próprio animal.

Assim que você perceber que as unhas estão grandes demais já é hora de dar uma aparadinha nelas.

Tipos de cortador de unha para cachorro?

Como cortar a unha do cachorro
Como cortar a unha do cachorro

Conhecer os tipos de cortador de unha para cachorro é tão importante quanto saber como cortar as unhas do seu cachorro. É importante que você tenha um alicate próprio para animais. Então, esqueça a ideia de usar o utensílio de humanos, pois eles podem machucar o seu peludo. Logo, o primeiro passo é adquirir um cortador feito especificamente para os cães.

  • Alicate: o cortador de unha para cachorro tipo alicate possui lâminas posicionadas como se fossem uma tesoura. Para usá-lo, encaixe a unha do seu peludo entre as partes cortantes. Com tudo pronto e de forma segura, é só apertar e cortar.
  • Guilhotina: esse tipo de cortador de unha para cachorro é bem característico por ter uma espécie de buraco. É exatamente nesse espaço vazio que a unha deve ser inserida. Ao pressioná-lo, uma lâmina irá se mover no sentido vertical e o corte será realizado.

Lembre de manter ambos fora do alcance de crianças e trocar regularmente para evitar problemas com ferrugem.

Com que frequência para cortar unha de cachorro?

O melhor a se fazer é cortar as unhas aos poucos e freqüentemente em vez de cortar uma grande quantidade de uma vez só. A raiz, que passa por dentro da unha do seu cão, cresce da mesma maneira que a unha, portanto, ao esperar mais tempo para cortá-la, a raiz estará mais perto das pontas das unhas, o que pode acabar causando sangramento e muita dor.

Qual o passo a passo para cortar a unha do meu cão?

Abaixo deixaremos detalhadamente o passo a passo para você ter uma ideia de como cortar corretamente as unhas do seu animalzinho.

  1. Aproveite um momento em que o cachorro esteja calmo e tranquilo, depois de ter dormido um pouco, por exemplo, assim ele pode se comportar melhor.
  2. Para que ele entenda que é um momento bom e associe a algo positivo, é importante tratá-lo de forma calma e não brigar com ele.
  3. Nos momentos em que ele estiver calmo, ofereça petiscos e a cada vez que cortar uma ou duas unhas e ele demonstrar calma e tranquilidade, continue parabenizando-o com tom de voz tranquilo e petiscos.
  4. Corte a pontinha da unha, tomando cuidado pra não chegar no sabugo/veia. Unhas pretas são mais difíceis de visualizar o sabugo, portanto, cuidado redobrado! Corte somente a pontinha mesmo.
  5. Se a unha descamar, use uma lixa para aparar.
  6. Se sangrar, aplique o pó hemostático ou amido de milho no local até parar o sangramento.
  7. Quando acabar, recompense seu amigo com carinho, elogios e petiscos.

Como cortar a unha do cachorro e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco melhor sobre como cuidar do seu pet e quer aprender ainda mais com nossas dicas diversas, aproveite essa oportunidade para ler nosso artigo sobre: Coleira de cachorro.