Como adestrar um cachorro

0 13
Como adestrar um cachorro?
Como adestrar um cachorro?

Devido aos seus instintos os cachorros podem ter apenas dois tipos de relação com os humanos e outros cachorros, sendo eles o de dominante e dominado. Podemos dizer então que o primeiro passo para o adestramento é mostrar quem está no comando. Então, no início do adestramento frequentemente é feito um sistema de recompensas e “punições” de acordo com a atitude do cachorro em relação ao dono.

As recompensas podem ser petiscos, frutas, elogios e até afagos desde que sejam rápidos para não tirar o foco do treinamento. Enquanto que as “punições” frequentemente fiquem apenas com borrifar água no rosto deles, algo que eles detestam e não causa dano a eles. Assim eles aprendem através da repetição quando estão acertando e errando.

Quando começar o adestramento?

Como adestrar um cachorro?
Como adestrar um cachorro?

Como também ocorre nos bebês humanos, quando filhotes os cachorros estão desenvolvendo seus hábitos, então essa é a melhor fase para começar o adestramento. Pois quando adultos será mais difícil corrigir velhos maus hábitos. Talvez daí tenha surgido aquela velha frase que diz: “Não dá para ensinar novos truques, a cachorros velhos”.

Contratar um adestrador profissional não é obrigatório é possível que o dono faça o adestramento em casa mesmo. Porém adestrar um cachorro vai exigir dedicação de tempo, atenção e paciência.

Caso o dono não tenha essas três coisas em conjunto o melhor a fazer é contratar um profissional.

Três comandos chaves devem ser aprendidos para uma melhor convivência com o cachorro: “Não”, “Muito bem”. “Aqui”. Para que o cachorro saiba o que pode ou não fazer e onde deve ficar.

Algumas dicas ao adestrar

Como adestrar um cachorro?
Como adestrar um cachorro?

Para diminuir o latido – Alguns donos colocam coleiras que dão choque no cachorro sempre que eles latem, além de ser uma prática horrível e que não deve ser usada é um total desrespeito com o seu pet.

Geralmente um cachorro late quando está agitado, caso o cachorro passe muito tempo preso ou em um espaço pequeno para ele correr e se movimentar ficará com energia sobrando, então a melhor coisa que o dono pode fazer é sair para passear com seu cachorro.

Para que o cachorro não pule nas pessoas – Caso o seu cachorro tenha mania de pular nas pessoas, você deve andar com ele na coleira e sempre que ele tentar pular em alguém, pise na coleira para ele conseguir pular ou borrife água no rosto dele. Com o tempo ele vai aprender que não deve fazê-lo.

O mais importante no adestramento é que o dono respeite sempre o método usado e também respeite seu cachorro de modo que ele cumpra o estabelecido no sistema de recompensas e “punições”. Para que o cachorro não fique confuso e sem saber por que está sendo recompensado ou punido.

O dono deve ser firme em suas decisões, pois como foi falado no início os cachorros precisam entender quem está no comando. No mais dá carinho, atenção e tempo de qualidade é o mínimo que o dono deve oferecer e se ele é incapaz de fazer isso o melhor é não ter cachorros ou outros pets.

Quero aprender mais!

Se você gosta de nossas dicas e quer continuar aprendendo ainda mais, aproveite a oportunidade para ler também nosso artigo sobre: Cachorro Rottweiler.