Como acabar com carrapatos em cachorro

0 15

É comum algumas complicações acabarem dando as caras ao longo da vida, dentre elas o carrapato e, muitos se perguntar como acabar com carrapatos em cachorros. Existem diversos métodos bastante úteis ao longo da internet, outros são bem simples e eficientes, foi pensando nisso que hoje entendemos como dar um fim nessas criaturinhas irritantes.

O carrapato traz consigo diversas doenças e até mesmo pode deixar seu cachorrinho bem incomodado, é por isso que devemos tratá-lo rapidamente antes que ele acabe se proliferando ou passando para outros cachorros também. Sem mais delongas, vamos entender como lidar com esses bichinhos de maneira medicinal, simples e rápido.

A remoção dos carrapatos com produtos e seus cuidados

Como acabar com carrapatos em cachorro
Como acabar com carrapatos em cachorro

Este artigo é ensinando como acabar com os carrapatos nos seus dogs de maneira segura e eficaz, caso você tenha dúvidas sobre como remover eles manualmente, você pode pesquisar mais a respeito em outro artigo.

A remoção dos carrapatos com produtos é um procedimento seguro e mais adequado, mas deve ter um cuidado especial quando se trata de:

Um cachorro que possua alergia a determinado produto químico
Produtos que não são específicos para remoção de carrapatos
Produtos humanos entrando em contato com a pele do cachorro
Remédios de outros animais não adequado para cachorros

É importante remover para prevenir as infecções e doenças que o cachorrinho pode vir a ter, então vamos aos produtos mais eficientes.

Os produtos simples mais eficientes

Como acabar com carrapatos em cachorro
Como acabar com carrapatos em cachorro

Existem diversos produtos bastante simples e práticos que você pode usar para lidar com os carrapatos do seu cãozinho, eles são produtos como:

Xampus e sabonetes

Os xampus e sabonetes são produtos que possuem substâncias anti parasitas totalmente inofensivas para seu cachorrinho, eles são bastante úteis e devem ser usados quando você encontra algum carrapato, eles servem para pulgas também!

Lembre-se, estes produtos não servirão como medida de proteção ou prevenção contra essas criaturinhas, eles apenas matam os parasitas que no momento ocupam o corpo do animal. Caso suspeite que os carrapatos possam voltar, use uma prevenção específica para impedir que eles retornem pois o xampu não irá prevenir disso.

As pipetas

Outra maneira bastante efetiva são as pipetas, que além de retirar o carrapato deixa uma proteção temporária bastante efetiva. As pipetas são pequenas bisnagas com líquido inseticida embutida, que eventualmente se espalha por todo o corpo do animal.

Elas são ótimas pois além de matar carrapatos, também matam pulgas que residem ali no animal. E como dito, ela oferece uma boa proteção temporária, começando a agir em até 48 horas e permanecendo no animal por mais ou menos um mês, prevenindo que pulgas e carrapato se desenvolvam ou se reproduzam no animal.

Produtos especializados em limpeza forte

Outros tipos de produtos bastante úteis são os especializados para casos mais graves, com durações mais prolongadas e maior eficácia colateral. Esses casos graves podem ser visto quando o cachorro está em um ambiente muito propenso a pegar carrapatos continuamente ou está com uma enorme infestação no seu corpo então, vamos dar uma olhada nesses produtos.

As coleiras

Estes daqui são algo mais duradouro em relação das pipetas anti parasitas, são capazes de liberar inseticida lentamente quando entram em contato com o calor do corpo do cachorro. Ela é bastante eficaz para impedir que os carrapatos ou pulgas vivem dependendo do animal, pois também consegue impedir que os parasitas ponham mais ovos.

Como sua proteção é reforçada, ela também costuma prevenir contra mosquitos evitando doenças como leishmaniose. Além disso, uma das grande vantagem das coleiras é o fato de que elas podem ser facilmente retiradas do pescoço de seu cachorro, caso ele apresente sinais de algum tipo de alergia ou efeito colateral do produto.

Como acabar com carrapatos em cachorro
Como acabar com carrapatos em cachorro

Diferente dos comprimidos e pipetas, depois de ingerido não é possível a remoção. A única desvantagem desse método é que, pode acabar perdendo sua eficácia se ficar exposta frequentemente à água. Então lembre-se de quando seu cachorro for tomar banho, tirar a coleira e apenas depois de terminado colocar novamente.

Os comprimidos

Um dos métodos mais simples, existem diversos tipos de comprimidos e alguns tem até saber agradável para o cão ingerir mais rápido. Normalmente tendem a passar por um tempo de 12 horas para começar a fazer efeito no cão. Seu tempo de duração é bom e varia entre um e três meses, dependendo do tipo do comprimido.

É ótimo também para casos delicados, pois existe um tipo especializado para emergência de grande infestação no cão. Eles tendem a dar o comprimido com duração de 24 horas e recomendam o dog a passar por outros tratamentos para reforçar, como a coleira.

Compreendendo os fatos e os produtos

Bom, esses foram os produtos aqui apresentados. São todos especializados para remoção de carrapatos e pulgas de cachorro e espero que algum deles tenha acendido seu interesse e ajudado!

Lembre-se de cuidar bem do seu animalzinho e tome cuidado com o ambiente, para nem você nem sua família se prejudicar. Carrapatos são perigosos e eles também podem te afetar, escondendo-se pela sua casa.

Caso a infestação seja grande no ambiente, contrate uma equipe de dedetizadores e após tudo ser feito mantenha seu ambiente limpo. Tenho certeza que uma melhor qualidade de vida será muito benéfico não apenas para o cão, mas também para toda família!

Quero aprender mais!

Se você gostou de nossas dicas e quer aprender cada vez mais, aproveite para ler nosso artigo sobre: Como tosar um cachorro.