Castração de cachorro: qual a idade ideal para fazer?

A grande verdade é que a castração de cachorro é uma prática que tende apenas a trazer benefícios ao seu animalzinho.

Apesar disso, muitos tutores possuem certo receio em castrar o seu cão. Mas, no fim, a grande maioria deles acaba cedendo e realizando a intervenção cirúrgica no bichinho.

Entretanto, é nesse momento que uma grande dúvida entra em questão: Qual é a idade correta para castrar o cachorrinho?

Bom, se você também fica inquieto com essa incerteza, pode ficar tranquilo. No decorrer deste artigo falaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!

Quais são os benefícios da castração?

Antes de qualquer coisa é importante que você saiba quais são os principais benefícios apresentados pela castração. E olha que eles não são poucos.

Para começar, ele reduz consideravelmente a chance do desenvolvimento de um câncer de mama no animal.

Também impede o aparecimento da piometria, que é uma infecção no útero das cadelinhas que pode levar a morte.

Além disso, a técnica ainda ajuda na prevenção de brigas e fugas. Trata-se de um quesito importante, uma vez que cães machos tendem a fugir de casa quando existe uma fêmea no cio por perto.

Outra vantagem é que o animal terá um comportamento mais dócil e calmo, o que implicará em uma melhor sociabilidade com outros animais e até mesmo com os próprios donos.

Por fim e não menos importante, é claro que devemos citar a questão da redução da população de cães.

Trata-se de um fator bastante relevante, uma vez que muitos cãezinhos “não planejados” são abandonados pelas ruas ou ficam nos canis aguardando um dono. No site da Pet Pillow você poderá encontrar mais informações: http://petpillow.com.br/

E qual a idade correta para castrar o animal?

Antes de tudo, é fundamental que você não se apegue aos mitos bastante difundidos sobre a castração.

Assim, não é necessário que o cão cruze antes de realizar a castração. Ainda há quem diga que os cães engordam e ficam mais agressivos após o procedimento, o que não passa de um conjunto de mentiras.

Também é interessante ter noção de que o sexo como forma de prazer e fruto de um relacionamento amoroso é uma característica exclusivamente humana.

Portanto, os cães não irão sofrer por falta dele. Os animais cruzam por necessidade da propagação da espécie e por estímulos hormonais.

Agora que você já sabe de todas essas informações, está na hora de entender qual é a idade certa para a realização da castração.

Ela varia, dependendo se os cães são filhotes ou adultos. Entenda:

Filhotes

Diversos especialistas apontam que os filhotes devem ser castrados o mais cedo possível.

Entretanto, é interessante que antes de serem operados eles já tenham tomado todas as vacinas necessárias e trocado a primeira dentição.

E você pode sim castrar fêmeas antes do primeiro cio, aliás é algo bastante indicado. A questão é que a maturidade sexual dos cães tende a variar muito.

Assim, enquanto uns demoram cerca de 1 ano para alcançá-la, outros podem demorar menos, cerca de 5 meses.

Adultos

Para castração de cachorro adultos não tem segredo, eles podem ser castrados até o final de suas vidas. Apesar disso, como já foi citado, o recomendado é castrar o mais cedo possível.

Entretanto, a castração de cachorro na velhice é um procedimento bastante comum e ajuda os animais com os mais diversos problemas relacionados à saúde e comportamento.

Assim, independentemente da idade avançada, cães que passam pela intervenção cirúrgica tendem a aumentar consideravelmente a sua longevidade.

 

Compartilhe com seus amigos

Recomendado para você

Sobre o autor: Enciclopets

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *