Cachorro Yorkshire

0 10

O cachorro Yorkshire exala o toque da moda e, não é atoa que às vezes é chamado de cachorro modelo, pois sua aparência linda e esbelta torna esse pequenino ainda mais elegante, apesar de tanto luxo, ele foi inicialmente criado para auxiliar em caça de roedores devido a sua pequena altura, mas hoje pode ser encontrado em diferentes tamanhos, mas os cachorros da sua raça tem menos de 20 cm.

Também conhecido como york ou yorkie, é um lindo cão para sua companhia, sendo muito alegre, dócil e de fácil adaptação, se tornam ideais para tutores que moram sozinhos ou para lares com grandes famílias e crianças. É muito esperto e brincalhão, mas também pode atuar como um ótimo cão de guarda, alertando presenças e barulhos estranhos.

Condição física

Cachorro Yorkshire
Cachorro Yorkshire

Ele tem bastante coragem, energia e saúde para viver sua vida com toda as suas forças, pois esse é um cachorro muito animado e agitado, também adora um colo mas o ideal é que o mantenha em atividades que ocupe seu tempo, pois ele pode ficar sozinho por várias horas numa boa, mas observe sempre sua disponibilidade de água e verifique se não nada perigoso em seu alcance.

Além disso, ele não precisa de muitos exercícios, mas requer uma interação diária com seu tutor. Essa raça ama brincar e por mais que seja considerada bastante independente, ela não gosta de ser ignorada por longos períodos, quem gostaria? Então é recomendado uns 30 minutos de atividades diárias, incluindo algumas brincadeiras e caminhadas de aproximadamente 9 km semanais, pouco mais de 1 km por dia.

Características dessa raça

Cachorro Yorkshire
Cachorro Yorkshire

Por ser um cão extremamente amigável, ele é super adequado para lares, pois é bastante dócil e ama brincar. Caso uma pessoa estranha seja vista pela primeira vez, ele dará seu alerta. Quando ele percebe ser alguém amigável, logo logo estará demonstrando felicidade por ter feito um novo amigo. Isso vale para outros cães e até mesmo gatos.

  • Peso: por volta dos 2 a 3 kg
  • Tamanho: cerca de 18 a 20 cm
  • Expectativa de vida: até os 15 anos
  • Alimentação: exige uma alimentação normal de cachorro, recomendamos que procure o tipo ideal de ração para ele de acordo com o tamanho e suas necessidades alimentares.

Essa raça requer um líder que seja firme com seu tom de voz e imponha regras e dê comandos com rigorosidade, caso contrário, essa raça irá passar a apresentar comportamentos desleixados e errados como puxar a coleira durante o passeio, ir à áreas da casa que não está permitido ou fazer xixi e cocô no local errado.

Temperamento do Yorkshire

É um cão extremamente apegado a sua família, são bastantes brincalhões, adoram nadar e servem como excelente companhia, podem ser teimosos e estranhar a presença de pessoas desconhecidas demonstrando ser um cão protetor. Eles são bem fáceis de adestrar por serem fiéis e inteligentes e caso desconfie que seu dono corre algum perigo, são capazes de latir bastante para chamar toda atenção do mundo.

Eles são corajosos, determinados e investigativos e adora um colo! Ele tende a espelhar às pessoas da casa ou seja, caso sejam agitadas ou calmas, ele adotará a mesma linha de comportamento ou semelhante. É essencial que ele saiba quem é o líder da casa para não desenvolver a Síndrome do Cão Pequeno, no qual faz xixi e cocô em lugares errados, vai para o sofá ou cama sem permissão e por aí vai.

Passo a passo para cuidar dessa raça

Cachorro Yorkshire
Cachorro Yorkshire

Então só nos resta os toques finais para saber de vez como lidar com seu pequeno cão yorkshire e você estará pronto para dar todo mimo e amor que ele precisa:

  1. Como citado, mantenha uma rotina animada e calma, sem muitos acontecimentos perigosos ou agonizantes.
  2. Ele adora colo, mas não deve estar sempre sendo carregado pois esse hábito pode gerar problemas em sua coluna e comportamento inapropriado, como latir sem motivo para outras pessoas e animais.
  3. Dois banhos ao mês são suficientes mas lembre-se, a água deve estar morna! Evite shampoo em excesso pois pode provocar dermatites, irritações na pele.
  4. A escovação do seu pelo deve ser diária, durante esse tempo, será um ótimo momento para aprofundar sua relação com o cachorrinho que vai ficar muito feliz com o carinho. Lembre-se, os pelos devem ser aparados para não atrapalharem a movimentação das patas.
  5. Suas unhas crescem em uma velocidade relativamente rápida, então apare-as ao menos duas vezes ao mês.
  6. Suas orelhas precisam ser checadas com frequência, para que não haja acúmulo de cera ou sujeira, que provoca infecções.

Agora você está pronto para cuidar do seu yorkshire e sabemos que ele irá receber todo o amor e carinho que precisa de você. Esse cachorrinho apesar de requer uma pequena dose extra de paciência definitivamente vai te amar muito, então dê um descontinho para ele e ao invés de brigas constantes, por que não o faz um carinho vez ou outra? Tenho certeza que ele entenderá desde que você não perca seu ar de autoridade!

Quero aprender mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre o Yorkshire, não perca a chance de aprender ainda mais conhecendo outra raça através do nosso artigo sobre: Cachorro Vira-lata.