Cachorro são Bernardo

0 42

Você conhece o cachorro são Bernardo? Em um primeiro momento o são Bernard pode parecer assustador, por seu imenso porte e poder de latido ele pode acabar sendo confundido com uma fera, mas nada poderia estar mais longe da verdade.

Quando você começa a conviver com um são bernardo você descobre que na verdade o tamanho imenso desse cachorro é apenas para ter espaço para o seu coração gigante, o são bernardo é sem dúvidas uma das criaturas mais adoráveis que existem.

Hoje vamos aprender tudo sobre o cachorro são bernardo e entender quais são as principais características que tornam esse cachorro um dos favoritos no mundo todo para os amantes de cães de todas as idades.

Você conhece o Beethoven?

cachorro são Bernardo
cachorro são Bernardo

Fazem mais de vinte anos que um são bernardo entrou nas casas de milhões de pessoas do mundo todo, ganhou a fama e deixou as crianças sonhando em ter um cachorro como aquele.

Beethoven é uma série de filmes estrelando um são bernardo que é adotado ainda filhote por uma família amorosa mas que rapidamente cresce e apronta situações inacreditáveis levando seu dono a loucura e deixando as crianças do mundo apaixonadas.

Embora a série de filmes tenha sido curta com apenas 3 filmes os famoso Beethoven foi sem dúvidas um dos motivos pelos quais atualmente o são bernardo é uma das raças mais amadas do mundo.

Herança genética do são bernardo

Embora atualmente seja uma raça própria com características bem definidas o são bernardo originalmente surgiu como um descendente dos Mastiffs o que explica seu corpo forte e musculoso além do tamanho imenso pelo qual é famoso.

Embora tenha surgido na suíça onde até hoje tem um papel importante, o são bernardo rapidamente ganhou o mundo no final da década de 90 e começo dos anos 2000 graças aos filmes e sua popularidade subiu infinitamente.

Segundo a American Kennel Club uma associação que ajuda a classificar as diferentes raças de cães do mundo todo por sua popularidade o são bernardo estaria atualmente ocupando a 49ª posição em uma lista com mais de 250 espécies.

Toda essa popularidade, é claro, não poderia ser apenas fruto da beleza e lealdade do são bernardo, o fato é que sua lealdade e sua força também tiveram um papel importante na forma como esse cão passou a fazer parte da história humana.

Confiável e leal

cachorro são Bernardo
cachorro são Bernardo

Existem diferentes tipos de cães com personalidades bastante variadas, sendo assim não é incomum descobrir que alguns cães são muito mais carinhosos do que outros, mas nenhum pode competir com o são bernardo no quesito lealdade.

No começo dos anos 2000 enquanto o mundo todo debatia sobre algumas raças de cães consideradas como violentas e instáveis como o Doberman, os são bernardos eram um exemplo de calma e lealdade, isso o fez ser adotado como o preferido por incontáveis famílias com crianças pequenas.

O fato é bastante simples, um são bernardo é realmente leal, não se trata apenas de ficar ao lado do dono, são bernardos são capazes de dar a vida para proteger seus donos, são uma parede de músculos sempre dispostos a proteger as crianças e além disso são super pacientes com os pequenos, com todas estas qualidades, não tinha como ele não ser popular.

Infelizmente o são bernardo não é do tipo cão de guarda, não faz parte da natureza dele atacar invasores, sua lealdade se foca em cuidar da família, claro que se algo ameaçar a segurança e ele estiver por perto ele vai reagir, ou seja, tenha um alarme para se proteger dos ladrões e um são bernardo para fazer companhia e te fazer sentir amado.

São bernardo cachorro de resgate

cachorro são Bernardo
cachorro são Bernardo

Existem diversos cães que conseguem exercer profissões valiosas para o ser humano, mas nunca uma raça conseguiu fazer um trabalho tão digno de nota quanto o são bernardo.

Com sua grande força física, pelos grossos e resistentes aos frio e seu olfato super poderoso o são bernardo vem auxiliando fazendo salvamentos a mais de duzentos anos.

Tudo começou quando os primeiros são bernardos ainda em seu local de origem o vale de são bernardo localizado em Valais na Suíça foram treinados por monges locais para ajudar em tarefas do dia a dia.

Sua força e olfatos combinados ajudavam os viajantes a se guiarem na neve tornando a travessia mais fácil e segura, além disso eles eram usados para encontrar e resgatar pessoas perdidas, o mais famoso destes cães foi conhecido como Barry, Sendo considerado um herói mesmo 200 anos depois Barry chegou a salvar 79 pessoas e por isso se encontra preservado no Museu de História Natural de Berna, embora que empalhado.

Acredita-se que nos últimos 200 anos mais de duas mil pessoas acabaram perdidas nos alpes e foram resgatadas por são bernardos em missões de salvamento bastante complexas.

Os animais eram enviados em equipes com até 4 cães, juntos eles encontram a vítima, dois dos cães deitam lado a lado com a vítima para ajudar a aquecer enquanto um terceiro cobria o corpo da vítima e lambia seu rosto para reanimar, o quarto cão então voltava correndo para encontrar ajuda humana.

Embora esse tipo de operação seja bem mais rara hoje em dia graças aos potentes aparelhos de GPS os cães continuam tendo um papel importante como símbolo de segurança.

Atualmente eles são mais comumente vistos em praias atuando como salva vidas, posicionados na praia eles conseguem rapidamente agir ao menor sinal de emergência, se lançam ao resgate e com sua força conseguem trazer a vítima de volta a praia mesmo contra a correnteza.

Seis perguntas comuns sobre o são bernardo

Vamos então responder algumas das perguntas mais comuns sobre são bernardos que temos para que você possa decidir se afinal esse é o cachorro certo para você.

Quanto custa um filhote de cachorro são bernardo?

Filhotes de são bernardos não são baratos, dependendo da localização e do criador os filhotes têm valores que vão variar entre R$ 1.500 até R$ 5.000 reais, contudo é importante sempre lembrar que ao comprar um filhote você deve pedir para verificar as condições da mãe e nunca comprar sem confirmação de que ela se encontra bem, alguns criadores exploram estes animais prendendo as mães de forma cruel em condições deploráveis apenas para reprodução forçada.

Posso criar um cachorro são bernardo em apartamento?

Embora não seja um cão que exige muito exercício e que tenha a tendência a correr o são bernardo não é uma boa opção para quem vive em apartamento, o fato é que eles são imensos e sem dúvidas precisam de bastante espaço, então eles não vão ficar muito felizes confinados em locais pequenos.

Como o cachorro são bernardo lida com crianças?

O são bernardo é considerado como o cão babá perfeito para as crianças, seu temperamento amoroso e leal é ideal para que você possa ter ele por perto de crianças, contudo o ideal é que as crianças tenham pelo menos 3 anos, afinal ele é um animal muito grande e mesmo não sendo perigoso a criança quando muito pequena pode ficar assustada com qualquer movimento do animal.

O cachorro são bernardo late muito?

Existem algumas raças de cachorro famosas por latir a qualquer sinal de movimento, latir por animação e latir simplesmente para passar o tempo, bem, o são bernardo não é assim, ele é um cão bastante silencioso que gosta de aproveitar a falta de sons, então quando o são bernardo latir vai ser um aviso de que algo não está certo, sendo assim quando isso acontecer é bom você correr para verificar.

Cachorro são bernardo sozinho em casa?

A maior parte dos cães não gosta de ficar sozinho em casa, cães são por natureza muito amorosos e acostumados a estarem por perto dos donos, sendo assim, ficar sozinho não é exatamente algo que eles vão adorar fazer, porém o são bernardo é especialmente apegado e agora estar cercado de pessoas, por isso ficar sozinho é um desafio para esse cão.

Cachorro são bernardo solta muito pelo?

O são bernardo é um cão imenso, sendo assim ele solta uma quantidade de pelos muito grande, quando o pelo do são bernardo não está sendo bem cuidado isso pode se tornar um problema, contudo basta um pouco de atenção por parte do dono e escovadas regulares no pelo para eliminar a pele morta e pronto, você pode eliminar o pelo solto todo de uma vez e repetir o processo uma vez por semana.

Agora com as respostas de suas dúvidas respondidas, você vai saber exatamente o que é necessário para ter um são bernardo em casa e conseguir se sair bem com esse cão super leal.

Cuidados específicos com o são bernardo

Para concluir nossa matéria vamos dar um aviso importante para os criadores e criadoras que querem ter uma primeira experiência com o são bernardo.

Cães grandes estão mais suscetíveis a terem problemas de saúde como displasia de quadril e doenças oculares, além disso conforme a idade existe também a chance de câncer nos ossos, sendo assim é fundamental manter seus cães em acompanhamento regular com veterinários de confiança uma vez que o tratamento para essas doenças pode exigir exames, remédios e até cirurgias.

Para finalizar!

Agora você sabe tudo sobre o são bernardo, não perca mais tempo, comece agora mesmo a preparar sua casa para receber esse animal incrível, você vai adorar cada minuto na companhia dele.

Quero conhecer e aprender ainda mais!

Se você gostou do nosso artigo sobre Cachorro são Bernardo, não perca a chance de conhecer ainda mais sobre esses animais incríveis lendo nosso artigo sobre: Roupas para cachorros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.