Cachorro Pastor Belga

Você conhece o Cachorro Pastor Belga? O cão que herda o nome de Pastor Belga foi originalmente conhecido como a variação Groenendael da raça. Como todos os Pastores Belgas, ele era um cão de fazenda tanto para deslocar o rebanho e como cão de guarda.

Cachorro Pastor Belga
Cachorro Pastor Belga

Com seu pêlo totalmente preto e brilhante, o pastor belga groenendael pode ser considerado o mais popular entre os pastores da Bélgica. Com focinho comprido e uma grande juba, nos Estados Unidos ele é o único pastor belga oficialmente reconhecido (no Brasil, são considerados pastores belgas também as variações conhecidas como malinois e o tervuren).

Esta raça diferente das outras por causa dos pelos mais longos. Em 1910, estes cães foram oficialmente apelidados Groenendael após o canil que tinha seletivamente os cães pretos desde 1893 (logo após os Pastores Belgas serem reconhecidos como uma raça). Desde então a raça ganhou alguma reputação como um cão policial e já foi utilizado como tal nos Estados Unidos da América.

Características dessa raça

Cachorro Pastor Belga
Cachorro Pastor Belga

Sempre alerta e em movimento, o Pastor Belga é bastante brincalhão, vigilante e protetor além de ser um cachorro muito forte. Ele pode ser indiferente com estranhos e alguns podem ser bravos e até avançar. Esta raça é inteligente e dócil mas independente. Ele é o protetor de sua casa e família.

  • Peso: por volta dos 30 KG
  • Tamanho: cerca de 66 cm
  • Expectativa de vida: até 17 anos
  • Alimentação: exige uma alimentação normal de cachorro, recomendamos que procure o tipo ideal de ração para ele de acordo com o tamanho e suas necessidades alimentares.
  • Por ser um cachorro que vem de uma linhagem de caçadores é sempre bom estar exercitando o seu cachorrinho.

O Pastor Belga é um cão grande, de porte bastante forte e que possuem o dito perfil quadrado. Ou seja, a altura do cão é bastante semelhante ao comprimento do seu corpo.

Essa raça de cachorro é extremamente dócil com os membros da família e adora principalmente os pequenos da casa. Mas ao mesmo tempo está sempre à postos para proteger seu território.

Justamente por isso, cães dessa raça podem ser um pouco mais desconfiados com relação à pessoas estranhas.Então, para que não apresentem comportamentos indesejados, eles devem ser educados e adestrados adequadamente desde filhotes.

Pelagem

Seus pêlos sedosos chamam a atenção por onde passam. Considerado de pelagem semi-longa, o pastor belga deve ter uma coloração bem preta, sendo aceitos alguns pontos em branco no peito e em seus dedos. Pastores belgas não costumam desenvolver nós com facilidade, mas devem ser escovados pelo menos uma vez na semana. No verão, podem perder bastante pelo, sendo indicada escovação a cada três ou quatro dias com escovas de cerdas grossas.

Temperamento

Cachorro Pastor Belga
Cachorro Pastor Belga

Muito ativo e vivaz, o pastor belga costuma estar pronto para todos os tipos de aventuras. Eles adoram passear com seus pais humanos e acompanhá-los em corridas e outras atividades ao ar livre. Por ser um cão pastor, ele pode ter uma certa tendência a pastorear pessoas e outros animais, mas quando devidamente socializado desde filhote, ele convive bem com outras espécies e crianças.

Costumam ser muito fiéis à família e à casa, não hesitando em agir sempre que identifica algo diferente no local. Pastores belga não tendem a agir de maneira agressiva, mas fazem um bom alarde capaz de afugentar pessoas com más intenções e animais que tentem invadir o seu espaço.

Habilidades

Bastante obediente e inteligente, o pastor belga groenendael é um dos favoritos de policiais de todo o mundo. É comum que eles respondam bem melhor a comandos de voz e palavras de incentivo do que a broncas e punições.

Esses pastores podem se mostrar sensíveis e confusos quando levam broncas exageradas, prejudicando o laço entre vocês e fazendo com que ele não responde como esperado.

Alguns exemplares da raça podem ser desconfiados com situações novas. Estabeleça um vínculo forte com seu pastor para que possa aproveitar ao máximo deste grande companheiro.

Cachorro Pastor Belga e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre o Cachorro Pastor Belga e quer continuar aprendendo com a ajuda de nossas dicas, aproveite para ler nosso artigo sobre: Tatuagem de cachorro.

Add Comment