Cachorro da raça shih tzu

Vamos conhecer o Cachorro da raça shih tzu? O olhar dócil, o focinho achatado e o longo pelo sedoso, típicos do shih tzu, são irresistíveis e conquistam fãs há séculos! Brincalhão e companheiro, esse cachorro não precisa de muito espaço para se exercitar e, por isso, vive muito bem em pequenas residências, como apartamentos, mas também se adapta em uma casa grande.

Cachorro Shih tzu
Cachorro Shih tzu

O shih tzu adora colo e segue o tutor pela casa. Os cachorros dessa raça não gostam de ficar sozinhos por muito tempo e precisam de atenção. São cães que alertam quando estranham algo o que pode acontecer com certa frequência, dependendo da quantidade de ruídos que ele consegue ouvir de casa. Educar um shih tzu é um desafio que requer muita paciência e amor: ele sabe o charme que tem e abusa disso para tentar conseguir que as coisas sejam feitas do jeito dele.

Pelagem

A pelagem do Shih Tzu, se não tosada, é caracterizada por pelos longos e abundantes podendo ser levemente ondulados especialmente no comprimento. Existem diversas variações de cor, mas, geralmente eles possuem uma faixa branca na parte da frente da cabeça e pelos brancos também na cauda. Devido à sua tosa, podemos não perceber os pelos soltos pela casa, mas eles também trocam de pelo em algumas épocas do ano.

Os nós podem acontecer com frequência quando não escovados corretamente, por isso muitos tutores acabam optando pela tosa bebê, que além de conferir uma aparência de filhote nos adultos, é de mais fácil manutenção.

Características dessa raça

O Shih Tzu possui características muito particulares de sua raça que envolvem a obediência, por exemplo. Não se deve esperar atividade de proteção à família ou à casa, pois eles se destacam mais como bons companheiros e não como protetores. Caso você deseje treinar o seu Shih Tzu para responder a comandos, deve ter bastante paciência e consistência: são cães inteligentes, mas podem demorar de 40 a 50 repetições de comando para aprender um truque, por exemplo.

Cachorro Shih tzu
Cachorro da raça shih tzu

Eles podem ser um pouco teimosos, mas não é característica marcante da raça. São brincalhões e muito arteiros, capazes de roubar o seu chinelo só para você correr atrás e brincar com ele. São um pouco independentes, mas gostam de companhia, por isso, é necessário auxiliá-lo para que não desenvolva ansiedade de separação.

  • Peso: por volta dos 5 a 8 KG
  • Tamanho: cerca de 27 cm
  • Expectativa de vida: até 15 anos
  • Alimentação: exige uma alimentação normal de cachorro, recomendamos que procure o tipo ideal de ração para ele de acordo com o tamanho e suas necessidades alimentares.

Os Shih Tzus são muito sociáveis e podem se tornar bons amigos de outros animais. A coprofagia deve ser corrigida desde filhote ou esse hábito poderá durar por toda a vida de seu cão. Converse com um médico veterinário ou um comportamentalista veterinário sobre esse assunto.

Temperamento dos Maltes

Dócil, amigável e companheiro: são três características que descrevem muito bem o temperamento de um Shih Tzu. Eles se apegam aos seus humanos logo nos primeiros dias de convivência. Assim como a maioria dos outros cachorros, na fase de troca de dentes podem roer coisas erradas, então, brinquedos mordedores são os melhores aliados para estas épocas e ótimas alternativas para que eles não escolham outros objetos.

Eles costumam receber bem as visitas e também outros animais. Mas para que isso seja sempre uma realidade, o ideal é habituar seu pet desde filhote a pessoas e outros bichinhos.

Passo a passo para cuidar dessa raça

Cachorro Shih tzu
Cachorro da raça shih tzu

Conforme comentamos, os Shih Tzus possuem uma pelagem longa e fina, que pode embolar e fazer nós que machucam a pele do animal. Por isso, uma escovação frequente é importante, bem como uma tosa mensal principalmente na região dos olhos, para evitar que os pelos impossibilitem a boa visão do seu cãozinho.

  1. Mantê-lo sempre alimentado é a regra de ouro.
  2. Dar banho 3 ou 4 vezes por semana (tome cuidado para secar bem ele após o banho para evitar que ele pegue uma gripe).
  3. Visitas regulares ao veterinário para avaliar possíveis problemas cardíacos.
  4. Manter sempre um tempo para passear
  5. Interagir com ele para não causar depressão no animal
  6. Ensinar truques

Esperamos que seu Cachorro Shih Tzu seja o mais bem tratado pois essa raça em especial é extremamente amorosa e sempre vai fazer de tudo para ver seu dono alegre, por ser um cachorro extremamente inteligente uma boa maneira de mantê-lo ativo é ensinar pequenos truques a ele.

Cachorro da raça shih tzu e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre o Cachorro Shih tzu e quer continuar aprendendo sobre raças diversas com nossas dicas, aproveite essa oportunidade para ler nosso artigo sobre: Cachorro Schnauzer.

Add Comment