Cachorro Belga

0 4

O cachorro Belga ou Pastor Belga é outro muito conhecido pela sua lealdade, além disso, é encantador suas características robustas e nobres. Com seu físico magnífico e sua pelagem macia, este cachorro estará pronto para agir e proteger seus tutores.

Mesmo com uma personalidade super corajosa, este cão também exala tranquilidade e mostra ter uma calma serena e atenciosa. É realmente um cão magnífico que possui diferentes detalhes na sua aparência e apresenta um porte mediano, com um tronco bem alongado e, mesmo que há diversas colorações desta raça, definitivamente a preta é a mais famosa. Então vamos conhecer um pouco deste valente cão.

Condição física

Cachorro Belga
Cachorro Belga

Este cão tem algumas variações, que podem ser distintas através do pelo, mas normalmente ele possui um dorso mais firme e bem musculoso, além de um tronco grande o que o torna um excelente cão de guarda. É realmente um cão bem valente e forte também possuindo ossatura rígida, também bastante adequado para vigiar casas, sempre apresentando saúde e vigor.

São capazes de se adaptar a qualquer clima ou temperatura, mas ainda sim mantenha visitas regulares ao veterinário para prevenir doenças como qualquer outro cão, pois estes cachorros podem apresentar problemas como dermatite, epilepsia, displasia coxofemoral, hipotireoidismo e problemas oculares. Mas ainda sim é bastante forte e resistente.

Características dessa raça

Essa raça é bem reconhecida por sua lealdade e valentia, além disso, o grandalhão também têm quatro variações com diferenças na pelagem e cor, sendo elas o Belga Groenendael, Belga Laekenois, Tervuren Belga e o Belga Malinois, sendo o mais popular o Groenendael sendo considerado por muitos o Pastor Belga por excelência.

  • Peso: por volta dos 25 a 30 kg quando macho e 20 a 25 kg quando fêmea
  • Tamanho: cerca de 62 cm quando macho e 58 cm quando fêmea
  • Expectativa de vida: até 12 anos
  • Alimentação: Nos seis primeiros meses é ideal ser alimentados três vezes ao dia com ração de qualidade e na quantidade recomendada pelo veterinário. Dos seis aos doze, duas refeições ao dia rica em nutrientes e quando adulto duas refeições ao dia com 3 xícaras de ração ao todo, ou de acordo com a orientação do veterinário. Mantenha a água sempre fresca e disponível.

Lembre-se, mesmo com toda sua valentia, esse grandalhão sempre estará disponível para mais e mais amor, pois quanto mais atenção você dá a ele, mais saudável ele ficará emocionalmente e mais carinhoso e leal ele será.

Temperamento do Pastor Belga

Caso esteja a procura de um companheiro afetuoso e inteligente, encontrou a raça correta. Podemos dizer que o Belga é um cão “multitarefa”, pois além de suas habilidades de ser um ótimo cão de guarda e trabalhador, ele também será um grande companheiro de brincadeiras.

E por mais que ele seja amistoso, ele não deixa de ser um cão bastante protetor. Ele também é muito esperto e responde muito bem ao adestramento, tendo como as principais características a devoção ao seu dono, além disso, ele vive em estado de alerta. Considerado um cão territorial, ele estará sempre zelando pelo espaço em que vive, representando uma tranquilidade para você e sua família.

Ele tem sua cara de bravo, um latido bastante forte e uma mordida poderosa, é um cão realmente útil para sua segurança sendo considerado um dos dez melhores cães de guarda do mundo. Dedicado e manso com toda sua família, ele agirá com todas suas forças para deixá-los felizes e protegê-los com todas as suas forças. Também tende a desconfiar de estranhos.

Passo a passo para cuidar dessa raça

Cachorro Belga
Cachorro Belga

Vamos agora entender como cuidar melhor dessa espécie de cão para que você possa dar a melhor qualidade de vida ao seu parceiro:

  1. Escove sempre o Pastor Belga, pois ele troca de pelo em média duas vezes pôr semana e, as variações de pêlos mais longos necessitam de escovação especial, pois eles podem acabar se embaraçando
  2. Fique atento a seus números de refeições diárias
  3. É recomendado apenas um banho por mês
  4. Apare suas unhas regularmente para evitar problemas nas patas
  5. Manter as vacinas em dia
  6. Verifique as orelhas e pele do seu cão, qualquer anormalidade procure o veterinário.
  7. Ensinar truques
  8. Mantenha-o em espaço livre, ele é vivaz e cheio de energia e precisa se exercitar frequentemente
  9. O grandalhão não lida bem com tédio e solidão, então deixe ele se divertir sempre
  10. Ele apresenta um grau de tristeza quando fica ocioso e, caso não receba atenção e estímulos pode desenvolver comportamentos obsessivos como latir bastante ou mastigar coisas
  11. Não se espante se ele de vez em quando “destruir” algum item seu ou acabar com algum chinelo ou tênis
  12. caso não tenha quintal, reserve tempos para passeios e brincadeiras diárias

Apesar de ser um cão cheio de conteúdo, personalidade e complicações, valerá tudo a pena, pois o cão definitivamente não o dará trabalho caso tudo esteja em ordem e, com certeza ele fará o possível para te deixar alegre.

Quero aprender mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre o cachorro Belga, não perca a oportunidade de continuar aprendendo com nosso artigo sobre: Cachorro Basset.