Cachorro Akita

0 2
Cachorro Akita
Cachorro Akita

Definitivamente, os Akita ou Akita Inu são a raça mais carinhosa que existe, essa raça é extremamente amorosa com seus donos, tendo enorme lealdade e demonstrando diversas travessuras divertidas.

O cachorro além de te conquistar com sua carinha fofa e seu porte poderoso, ele definitivamente irá tirar alguns sorrisos do seu rosto. Ele é protetor, leal e certamente será um grande amigo de toda sua família, necessita de uma dose extra de paciência para o adestramento, mas o resultado valerá a pena.

Essa foi a raça que apareceu no filme “Sempre ao seu lado”, o cachorro Hachiko esperou seu tutor mesmo depois da morte e, não é atoa que ele ganhou os holofotes sendo uma raça recheada de amor e lealdade pelos seus donos, tudo que ele pede em troca é apenas carinho e atenção.

Condição física

Cachorro Akita
Cachorro Akita

Ele apresenta grande porte físico, tendo fortes capacidades e até mesmo sendo usado em caças e proteção de senhores feudais em épocas antigas, é uma raça realmente forte, mas ainda sim necessita dos seus cuidados. Além disso, essa raça é muito carinhosa, então lembre-se de dá-lo toda a atenção que esse cão precisa.

Ele também é um cachorro sem odor e bem limpo, pois ele mesmo se encarrega da sua própria higiene, mas ele também precisa de muita escovação e exercícios físicos. Buscar um adestramento de obediência ajuda no aspecto de torná-lo ainda mais adorável e facilita a convivência.

Características dessa raça

Assim como todo cachorro, esse aqui também têm seus aspectos únicos, seja ele comportamento engraçados, personalidade curiosa e até mesmo sua grande lealdade e amor pelos seus donos, então brincar com ele, passear e conhecê-lo melhor fará com que ambos aprofundem ainda mais a relação carinhosa que já é.

  • Peso: por volta dos 32 há 59 kg
  • Tamanho: cerca de 61 a 71 cm
  • Expectativa de vida: de 10 até 13 anos.
  • Alimentação: Como os akitas são grandes e cheios de energia, eles tendem a comer bastante e sentir fome rapidamente, mas é recomendado que ele coma apenas duas vezes ao dia, tendo uma quantidade de vezes variando de acordo com seu tamanho, um veterinário pode recomendar a quantidade ideal e os horários adequados para sua refeição, também poderá orientar a respeito dos usos de alimentos frescos, como vegetais e proteínas em sua dieta.

Ele também adora conviver com famílias, mas é recomendado que seja supervisionado quando tiver crianças no ambiente e, também é preciso ensinar aos pequeninos que não se devem provocar este cachorro, pois isso pode aflorar o instinto bestial que existem em cães de caça.

Animais pequenos como gatos, galinhas e patos também podem ser caçados por ele, mesmo que ele não saiba caçar, ele também tem dificuldade de se relacionar com outros cachorros pois o akita gosta mesmo é de sua família e de seu tutor, gente próxima dele, qualquer estranho pode ser considerado um inimigo para esse cachorro.

Por isso, é importante apresentá-lo aos seus amigos e parentes, para evitar que ele eventualmente acabe atacando seus convidados, a convivência e a socialização frequente ajudará o cão a distinguir alguém confiável de uma ameaça.

Temperamento do Akita inu

Cachorro Akita
Cachorro Akita

Essa espécie de cão é realmente protetora e serve como um ótimo cão guarda, ele também é um excelente cão de companhia que precisa fazer parte do convívio familiar e, embora exija espaço para se exercitar, não deve ser tratado como um cachorro de quintal, pois ele adora a companhia dos seus humanos e é muito leal e protetor com eles.

Ele também adora brincar, seu jeito pode parecer até meio bobo mas não se engane, pois é uma raça inteligente e cheia de personalidade, querendo até mesmo ocupar o lugar do seu tutor e tornar-se o novo líder! Também será necessário uma boa paciência para lidar com ele, para que ele possa aprender e obedecer, então não é uma raça muito recomendada para quem nunca teve experiências com cachorros.

Passo a passo para cuidar dessa raça

O Akita é um cachorro recheado de conteúdo e de personalidades únicas, mas ainda sim ele precisa de seus certos cuidados, principalmente quando se trata do seu pêlo e da sua saúde mental. Então veremos como manter seu canzarrão feliz e bem cuidado de forma que você e ele possam viver com decência e qualidade.

  1. Manter uma boa alimentação adequada de acordo com seu tamanho é essencial.
  2. Por ser uma raça bem limpa, dê banhos apenas quando necessário.
  3. Essa é uma raça que necessita de escovação e muita paciência com os pelos pela casa, escová-lo com uma escova macia e diariamente vai ajudar a mantê-lo bonito, saudável e minimizar a quantidade de pelos pela casa.
  4. Corte suas unhas e escove seus dentes diariamente, não esqueça de limpar suas orelhas semanalmente verificando sempre se está tudo bem, prevenindo infecções.
  5. Observe seus olhos, pois são propensos a problemas oculares. Fique atento a sinais de vermelhidão, brancura ou irritação.

Se tudo for seguido conforme dito, definitivamente você não terá problemas com seu cão e, poderá viver com amor e carinho ao lado dele.

Quero aprender mais!

Agora que você aprendeu a cuidar cada vez melhor do seu Akita, não perca a chance de aprender um pouco mais sobre outras raças através de nosso artigo sobre: Cachorro shih tzu.