Qual a importância de caminhar com seu cão?

abril 22, 2013 1 Comentário »
Qual a importância de caminhar com seu cão?



Os cuidados com o seu animal de estimação é muito importante, porem só água, comida, um lugar para as necessidades e outro para dormir não basta para que o animal esteja bem cuidado. Os momentos de lazer com eles são muito importantes para sua saúde. E o que mais ajuda na melhor condição física e em outros aspectos, é o de caminhar com o animal e o exercícios físicos. Muitas pessoas não têm muito tempo para fazer isso com eles, porém isso deve ser revisto, pois é um simples ato que o ajudará muito e que pode ser feito em poucos minutos e que trazem pontos positivos para o convívio com o animal também. Você passeia com o seu animal de estimação? Veja abaixo porque são importantes esses passeios para o animal.

CarbonNYCCarbonNYC / Flickr

Qual a importância?

O caminhar com seu cão pode para você, não ter muita importância, mais para a qualidade e expectativa de vida do animal, é extrema fundamental, pois pode ajudar no seu condicionamento físico, e em alguns sentidos como olfato, visão e audição, além de prevenir muitos problemas de saúde, principalmente nas articulações do animal.


Quanto ao clima do dia, você não precisa se preocupar, pois os cachorros são resistentes a todos os tipos de temperaturas e seu organismo já é preparado para essas variações climáticas, onde ocorre muito calor ou muito frio, independente disso o animal estará sempre disposto dar um passeio.

Quanto tempo você deverá caminhar com o animal, irá depender muito da raça que você cria, a sua idade também é fundamental para a quantidade de tempo, sem deixar também de levar em consideração outros aspectos como sua condições físicas, condições da saúde do animal e o seu tamanho. Para saber melhor sobre o tempo de caminhas, leve ao veterinário e se informe melhor, porem geralmente varia de 40 a 50 minutos, procure também saber se o cão pode correr durante esse caminhar, pois em algumas raças isso é muito importante.

O tempo que você passa ao caminhar com seu cão, pode influenciar também no comportamento dele diante da sociedade e também dentro de casa. O cão começa a respeitar os limites e também se torna mais sociável, com as pessoas que frequenta a sua casa, tanto quanto ele respeita você e sua família, se torna mais amigável e dócil.

thomaswanhoffthomaswanhoff / Flickr

Já os cães que não tem o hábito de caminhar com seu dono, pode apresentar um comportamento mais agressivo, e é aonde ele começa a ser hiperativo, correndo de um lado para o outro, destruindo objetos pela casa e mordendo tudo o que vê pela frente, além de às vezes tentar morder ou rosnar para o próprio dono.

Dicas

Acompanhe algumas dicas para melhor fazer o caminhar com o seu cachorro.

  • Ao levar seu cão para passear, leve sempre um saquinho plástico para recolher as fezes do animal;
  • O uso da coleira é fundamental neste passeio, pois o cão pode sair de perto de você de maneira muito rápida e imprevisível, podendo causar então, brigas com outros animais e ou então ate mesmo atacar uma pessoa;
  • Antes de irem caminhas, procure não dar muita ração e água para o cão, pois pode causar congestão;
  • Procure sempre caminhas, bem de manhãzinha ou então no final da tarde, quando o sol já não esta tão forte, para não queimar ou machucar as patas do animal;
  • Faça pausas, para que o cão não fique muito cansado;
  • Hidrate o animal durante o passeio;
  • Ao chegar a casa verifique se não há nenhum machucado em suas patas ou em seu corpo, caso aja, eleve-o para o veterinário.

madrabanmadraban / Flickr

O cuidado com seu cão é muito importante, procure sempre, lhe dar atenção e sempre passear com ele para ajudar em sua saúde e condição física, cuidando do seu companheiro ele viverá mais tempo com você e vocês poderão desfrutar da companhia um do outro. Agora que você já sabe como caminha caminhar com seu cão e algumas dicas, coloque-as em pratica hoje mesmo. Boa sorte!

Imagem destacada: Fotopedia


Posts Relacionados

Um comentário

  1. Aline Graciano 2 de setembro de 2013 a 04:09 - Reply

    show! rs

Deixe uma resposta