Quais são os prós e contras de ter um gato

abril 22, 2013 15 Comentários »
Quais são os prós e contras de ter um gato



Quem tem um ou mais gatos sabe que eles são animais carinhosos, fofos e muito espertos, principalmente quando decidem encontrar um lugarzinho tranquilo e confortável para tirar suas longas sonecas. Os gatos são animais que adoram lugares sossegados, com comida à disposição e muita limpeza. Sim, os gatos são limpinhos e tomam ‘banho’ o dia inteiro. Basta olhar pra ver que a todo instante estão lambendo o próprio pelo, no típico ritual conhecido como ‘banho de gato’. Se você quer ter um gatinho, mas não sabe ainda quais serão os prós e contras desta nova relação, confira alguns detalhes sobre o comportamento felino e apaixone-se por estas criaturas fofas!

800px-Calico_and_dilute_calico_catsWikimedia Commons

Os prós de ter um ou mais gatos

Os gatos são muito carinhosos

Se você já prestou atenção em um gatinho, pôde perceber o quão carinhosos essas criaturinhas podem ser. Dependendo da personalidade do felino, ele pode se apaixonar por você assim, de cara, e logo esfregar na sua perna ou mão, pedindo carinho. Se ele miar, todo prosa, pedindo a sua atenção, é sinal de que já começa uma bela amizade, que vai durar a  vida toda.


Eles são sensíveis ao seu comportamento

Os gatos são animas muito espertos e, mesmo que você não perceba, não são raras as vezes em que eles ficam parados, observando todos os seus movimentos. Quando você tiver passado por um dia ruim ou estiver triste por alguma causa, basta reparar que o seu gatinho vai estar lá, do seu lado, porque ele percebeu que você precisa de atenção e amor. Neste caso, aproveite a dedicação e o carinho do seu bichano, e você verá que logo a tristeza começa a ir pra bem longe.

Os gatos são curiosos e aprendem com facilidade

Muito curiosos, os felinos reparam em tudo o que você faz, principalmente quando traz alguma coisa nova pra casa. Sejam as sacolas do supermercado, um móvel novo ou qualquer outro bem, eles vão estar de olho, querendo entender do que se trata. Com este jeitinho curioso, eles também acabam aprendendo com facilidade quando você não quer que eles subam em um determinado lugar, como a mesa, por exemplo.

800px-Rsgranne_-_Cats_cats_cats!_(Arrow_Rock,_Missouri,_20050703)_03_(by-sa)Wikimedia Commons

Os bichanos adoram caçar

Se você tinha problemas com insetos ou roedores e, depois que o seu gatinho chegou eles simplesmente sumiram, é porque o felino é um caçador nato. Os gatos são muito ágeis e rápidos, por isso querem caçar tudo o que se move, como borboletas, cigarras, roedores, baratas e outros insetos. Quando você menos espera, ele ainda traz a caça, todo orgulhoso, pra lhe mostrar o quão esperto é!

Eles são divertidos demais!

Pare para observar as brincadeiras de um gato. Se tiver mais de um por perto, a coisa fica ainda mais divertida. Eles correm, pulam, brincam feito doidos depois de uma boa refeição seguida de uma soneca. Se tiver uma caixa de papelão por perto, então, é melhor pegar a filmadora! Eles vão disputar a caixa com muitas brincadeiras e estrepolias. Mesmo se a caixa for muito pequena, eles têm certeza de que caberão nela… E o vencedor, é claro, acabará tirando aquela soneca gostosa na caixa, depois de tamanha disputa.

Os contras de ter um ou mais gatos

Os gatos soltam pelos

Assim como qualquer outro animal doméstico e peludo, os gatos soltam pelos pela casa, na sua roupa, no sofá, etc. Uma maneira de amenizar o problema é escovar o seu gatinho pelo menos uma vez por semana, principalmente quando se trata do período de troca de pelos, que ocorre geralmente a cada nova estação.

800px-Black_white_catsWikimedia Commons

Eles causam alergia

Na verdade os gatos não causam alergia em pessoas que não sofrem de problemas deste tipo e muito menos asma ou outros problemas respiratórios. Quem possui rinite alérgica ou outros males respiratórios, entretanto, deve tomar seus cuidados, lavando as mãos depois de tocar nos gatos e evitando pegá-los no colo. O que causa alergia não são os pelos do seu gatinho, mas uma enzima que existe na saliva deles, que acaba ficando nos pelos devido ao ‘banho de gato’.

Os gatos sobem em todos os lugares

Com a mobilidade incrível que só os felinos tem, os gatos adoram subir em lugares altos, como prateleiras, armários, telhado… Se você tem objetos frágeis em prateleiras ou em cima de armários, é melhor tirá-los de lá por precaução, pois mesmo que este local esteja cheio de objetos, eles muitas vezes conseguem passar por todos com tamanha delicadeza que saem de lá sem derrubar nada.

Os gatos fazem xixi em toda a parte

Fazer xixi em certos lugares da casa não é uma característica comum apenas aos gatos, mas sim à maioria dos animais domésticos  Este comportamento nada mais é do que a tentativa de marcar o território.

Os machos, quando atingem a puberdade, começam a urinar nos cantos das paredes e, principalmente, nos muros, portões e portas das casas, tudo para afastar outros machos do território onde ele ‘domina’. As fêmeas, no entanto, também podem manter este tipo de comportamento indesejável, principalmente quando há vários gatos no mesmo local. As fêmeas adoram fazer xixi nos tapetes (fica a dica).

Quando possível, trate de castrar o seu bichano, isso evita que os machos acabem sumindo em busca de namoradas pela rua afora. Além do mais, a saúde dele ficará protegida e o seu bom humor futuro também.

Robert Couse-BakerRobert Couse-Baker / Flickr

Eles são ‘folgados’

É o que muita gente reclama, que os gatos são ‘folgados’, porque adoram conforto e, principalmente, a sua cama, que é um lugarzinho tranquilo, fofo e que tem o seu cheiro pra ele se sentir protegido e feliz na hora da soneca.

O sofá está no esqueleto!

Muita gente já passou por isso: os gatos, com a sua mania de afiar as unhas, acabam rasgando o sofá da sala. Em alguns casos, o ‘esqueleto’ do sofá acaba aparecendo de tanto os bichanos passarem as unhas bem naquele cantinho. Uma boa dica é ter brinquedos de gato ou troncos de árvore por perto, para que eles possam afiar suas lindas unhas em outro lugar.

Dicas

  • Se você tiver mais de um gato, é melhor ter mais de uma caixinha de areia, pois eles detestam sujeira. Se a caixinha estiver suja, eles vão procurar outro lugar pra fazer as necessidades e, este lugar, pode acabar sendo o seu lindo jardim;
  • Os gatos não costumam gostar de cheiros cítricos, por isso, quando quiser afastá-lo de um determinado lugar ou objetos que possam machucá-lo, basta pingar ali algumas gotinhas de limão.

2577671845_69bc94cb7d_zdigital cat  / Flickr

Estes são alguns dos prós e contras de ter um gato. Você sabe de mais algum? Então comente com a gente! Boa sorte.

Imagem destacada: Wikimedia Commons


Posts Relacionados

15 Comentários

  1. rose ane weiss 22 de abril de 2013 a 20:32 - Reply

    adoro gatos, eles são tudo de bom, carinhosos são até melhores que os cães, tenho 5 gatos e vários cachorros.

  2. Fabiana Keti Custodio Pires 23 de abril de 2013 a 00:24 - Reply

    como tem gente tao ma no mundo para fazer tanta maldade com os animais olha para carinha deles sao uma graca

  3. Sueli Santos 23 de abril de 2013 a 01:20 - Reply

    so apaixonada por gato.

  4. Viviane Rocha 23 de abril de 2013 a 14:02 - Reply

    eu tenho gato gosto muito deles

  5. Eliane de Sousa da Silva. 23 de abril de 2013 a 12:20 - Reply

    curto muito gato são amigos ,carinhosos e nós ensina a ter paciência.

  6. ADERBAL M. SIMÃO 23 de abril de 2013 a 12:27 - Reply

    Tive um gatinho que salvou uma criança de ser picada por um cobra,simplesmente pelo instinto de ir brincar com ela e quebrar a espinha dela,evitando que ela se aproximasse da criança no quintal.

  7. Maria De Lourdes Silva 24 de abril de 2013 a 00:17 - Reply

    eu gosto muito de gato mais eu tenho filho

  8. sílvio anacleto 24 de abril de 2013 a 11:47 - Reply

    minha filha a Loriene tem 03 gatos, que adoram ela,e eu quero bem gato, bem longe. são muito folgados.

  9. Jane Eyre Batista 24 de abril de 2013 a 15:46 - Reply

    adoro gatos

  10. Elisabete Denczuk 24 de abril de 2013 a 17:51 - Reply

    Odiava gatos!mas minha filha me pediu um entao arrumei uma gata!agora vi q é mil vezes melhor q cao, adorei agora é minha delicia!

  11. elly 25 de abril de 2013 a 00:27 - Reply

    adoro gatos desde pequena sempre tive, um pra cuidar no momento tenho um gato macho que falo que é meu filho ele é muito carinhoso mas idepedente,como todo gato amo gatos se pudesse teria vários em casa.

  12. ROSY CAVALCANTE 10 de maio de 2013 a 17:26 - Reply

    adora gatos eles são muito carinhosos….enfim gosto dos animais em geral eles são inocentes diante das leis dos homens, gostaria que os homens entendesse isso, somente assim poderíamos deixar a natureza fluir em paz
    atualmente cuido de vários gatos em minha casa e alimentos alguns em praças largados, pelo descaso social. E cuido tb 3 dogs que resgatei jogados no LIXO??? isso é muito triste pois sei q ser humano pode ser capaz de fazer melhor, mas não quer ou finge!!!! os animais são capazes de amar assim como nós…………………..

  13. Gigiane 10 de agosto de 2013 a 23:05 - Reply

    Acho que cada gatinhos tem suas particularidades, meu é um fofo amado.Faz xixi na sua caixinha, sobe na mesa, pia em tudo, cheira minha comida, mas não come…. pq não gosta … amo minha bola de pelo….

  14. Au ndrea 26 de outubro de 2013 a 13:51 - Reply

    Discordo dos contras…os câes( que eu particularmente não gosto) fazem todos os contras…sem falar da roupas rasgadas do varal. Eu amo gatos e por mim não teria cachorro em casa…só tenho porque meu marido quis.

  15. Felipe 3 de fevereiro de 2014 a 12:06 - Reply

    Eu amo animais pra mim nao tem nenhum contra eu amo bixo e tenho um cachorro uma galinha um galo um gato uma gata um pintinho uma pintinha e 3 papagaios

Deixe uma resposta