Como tratar cinomose

junho 7, 2013 6 Comentários »
Como tratar cinomose



A cinomose é uma doença grave que atinge somente os cães. O vírus da doença age diretamente no organismo do animal causando diversos males a sua saúde. Nos estágios mais avançados, a cinomose afeta o sistema neurológico e leva o animal a morte. Os filhotes, por terem imunidade baixa, dificilmente sobrevivem a cinomose. Cachorros adultos podem ser tratados, mas não serão curados completamente, uma vez que a doença não tem cura. A única forma de evitar a cinomose é vacinar o cão rigorosamente todos os anos. Veja alguns cuidados e dicas de como tratar a cinomose.

shutterstock_44704465Shutterstock

Diagnóstico precoce

Para que o tratamento do cão infectado com cinomose seja eficaz, é preciso que haja um diagnóstico precoce. Então preste atenção nos primeiros sintomas da doença:


  • Febre;
  • Espirros;
  • Apatia;
  • Vômitos e diarréia.

Quando o cachorro apresentar estes sinais, leve-o imediatamente para o veterinário. Quanto mais cedo o cão começar a ser tratado, mais chances ele terá de sobrevivência.

Tratamento

O tratamento da cinomose visa diminuir o sofrimento do cão, dando-lhe remédios sintomáticos, ou seja, para cada sintoma do cão, será preciso receitar-lhe um remédio especifico. Antes de passarmos para a parte da medicação, veja alguns conselhos práticos para ajudar no tratamento da cinomose:

shutterstock_65714884Shutterstock

  • Deixe seu cachorro afastado de outros animais;
  • Coloque ele em um local calmo, aconchegante e sem correntes de ar;
  • Mantenha o cachorro limpo e longe de sujeiras;
  • Limpe frequentemente as secreções dos olhos e do nariz. Para fazer esta limpeza, use algodão molhado em soro fisiológico;
  • Coloque água limpa e filtrada para o cachorro beber;
  • Caso você perceba que seu cão tem dificuldade para beber água, faça uso de uma seringa e administre água em pequenos goles pelo canto da boca dele.

Medicação

Os remédios serão prescritos por um veterinário. Esta medicação é normalmente feita a partir de antibióticos para combater/evitar infecções; anticonvulsivos para controlar ataques nervosos; e remédios contra diarreia e vômito.

Importante

  • Não dê remédios ao seu cachorro por conta própria. Dependendo do tipo de remédio errado, o estado do cachorro pode piorar.

Exercícios

Como a cinomose ataca o sistema neurológico do cão e afeta sua coordenações motoras, é comum que o cachorro fique a maior parte do tempo deitado, sem disposição para fazer nada. Com isso, seus músculos vão começar a atrofiar, o que pode atrapalhar o tratamento contra a doença. Para que o cachorro não tenha seus músculos afetados, é importante que você faça ele praticar exercícios diários. Passo a passo para fazer os exercícios:

  1. Em suas pernas, deite o cachorro de costas deixando suas patas para cima.
  2. Com cada mão, pegue as patas traseiras e pressione os dedões, simulando desta maneira que o animal está de pé.
  3. Depois flexione a pata para frente e para trás, simulando passos.
  4. Repita este exercício 10 vezes e faça o mesmo processo com as patas dianteiras.

Massagem

shutterstock_128344397Shutterstock

Depois dos exercícios, faça uma massagem na coluna do cão. Comece na ponta da coluna e vá fazendo movimento circulares com as pontas dos dedos até chegar na cabeça do cão.

Importante

  • Enquanto estiver fazendo os exercícios e a massagem, converse com seu cão para estimular seu cérebro. Brinque com ele, dê carinho e faça com que ele interaja com você. Tudo isso será muito positivo no tratamento.

Cuidando bem: não é só com remédios que o tratamento terá eficiência, com carinho e atenção o seu cachorro poderá viver mais e melhor. Boa sorte!

Imagem destacada: Shutterstock


Posts Relacionados

6 Comentários

  1. Terezinha Ferreira Rocha 9 de junho de 2013 a 01:27 - Reply

    muit0 lindo

  2. Alice Morschbacher 11 de dezembro de 2013 a 17:33 - Reply

    tenho uma duvida ..: a cinomose nao tem uma cura definitiva , claro que deixa sequelas , mas a minha cadela esta na fase 3 e anda , o problema é os olhos , mas ela só ficara melhor depois de vacinada ?

  3. Cicy Jms 22 de dezembro de 2013 a 14:03 - Reply

    Estou tratando de uma cachorrinha que foi abandonada na rua,ela vive fugindo de mim por causa das injeção que estou administrando nela,ainda não desenvolver nenhum mal alem dos da pata traseira,não teve febre,vomito e nem diarreia,vc pode lavar os olhos da sua com soro fisiológico a 9%.Na que eu cuido administrei um soro para animais com cinomose se chama SORO GLOBULIN MAX,pode ser administrado com a doença estalada ou não e ainda pode ser usado como preventivo em outros animais que existirem em casa.Espero te-la ajudado e parabéns por amar seu animalzinho e melhoras para ela.Dê uma olhada nesse video e vc ficará mais confiante na cura de sua amiguinha. Bjs http://www.youtube.com/watch?v=XALPDKM17dU

  4. Alice Morschbacher 22 de dezembro de 2013 a 14:19 - Reply

    Cicy Jms agradeço pela sua resposta :) ! infelizmente ela nao resistiu ..ela era uma cachorra muito forte aguentou 12 dias sem comer normalmente .. só resistiu muito tempo graças aos medicamentos e aos cuidados 24 horas mas alem do carinho e auxilio do dono o cachorrinho deve ter uma boa resistencia e e reaçao a doença … meu outro cachorro (pitt bul) esta tendo uma otima reaçao as medicamentos e soros e ele ja esta entrando na fase neurologica .. porem ele diferente de minha cadelinha teve o diagnostico mais cedo e suas chances de cura sao muito elevadas .. me emocioneei bastante com o video .. obrigada

  5. Cicy Jms 22 de dezembro de 2013 a 14:28 - Reply

    Alice Morschbacher Que triste :( a minha estou dando por conta própria uma medicação chamada LEUCOGEN cp,eu abro a capsula e dou misturado no yakult,leite ou suco.Tente hidratar o pit com água de coco e cenoura cozida e vitaminas do complexo B e Cewin que é vitamina C,melhor seria suco de acerola dado em seringa.Espero que o pit resista pois é muito triste perder um amigão por doença e não por velhice. Saude e paz a vocês

  6. Alice Morschbacher 22 de dezembro de 2013 a 14:43 - Reply

    Cicy Jms obrigada e boa sorte com sua cachorrinha ^.^

Deixe uma resposta