Como registrar uma ave no Ibama?

fevereiro 21, 2013 2 Comentários »
Como registrar uma ave no Ibama?



Aves são animais dóceis, bonitos e alegram a casa com seus cantos. Porém para se ter tranquilidade e estar quites com a legislação do país é necessário fazer o registro de sua ave junto ao Ibama – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. Este artigo vai apresentar aos criadores de aves ou para quem pretende adquirir uma ave para criar, todos os trâmites legais e a documentação necessária para se obter o registro no principal órgão fiscalizador do país o Ibama.

Dirlei Dionísio / Flickr

Dirlei Dionísio / Flickr

Vantagens de se ter uma ave registrada no IBAMA

  • Tranquilidade na criação da ave;
  • Criador sem medo de ameaças e denúncias de vizinhos;
  • Todo o aparato legal para criar uma ave.

Agora veja o que é necessário para registrar sua ave junto ao IBAMA:

1º – Procurar uma unidade do IBAMA

Procure a unidade do IBAMA mais próxima de sua residência. Sendo que será necessário provar a origem da ave da qual você está pretendendo criar, pois existem casos que a comercialização é feita ilegalmente. Por isso na hora de comprar uma ave, verifique se a mesma possui o selo do IBAMA, se não tiver, não compre, pois é uma ave é um comércio ilegal.

Joao Maximo / Flickr

Joao Maximo / Flickr

2º – Apresentar o certidão e o número de registro da ave

Se você comprou sua ave num local certificado no IBAMA, a sua ave virá com uma espécie de certidão. Esta certidão deverá ser apresentada na unidade do IBAMA. Neste documento haverá todas as informações referentes à origem do animal e o seu número de inscrição no IBAMA. Importante salientar se você apresentar sua ave sem essa certidão, você poderá ser preso por tráfico ilegal de animais.

3º – Solicitação de autorização para criação em ambiente doméstico

Após apresentar a certidão e o registro do animal, você terá que apresentar seus documentos pessoais tipo: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência. E solicitar a autorização para criar a sua ave em ambiente doméstico.

4º – Pagamento de Taxas do IBAMA

Após a apresentação de toda a documentação, você terá que pagar a taxa do IBAMA para criar sua ave em sua casa. Sendo que há uma diferença de preços entre as aves que são treinadas e as aves que não são treinadas. As aves treinadas possuem a taxa com um preço menor, já as aves não treinadas possuem a taxa com um preço maior.

Madison Berndt / Flickr

Madison Berndt / Flickr

5º – Se comprometer a criar o animal

É necessário se comprometer perante aos agentes do IBAMA que criará o animal. Sendo que os agentes lhe informarão que será proibido a partir daquele momento soltar o animal na natureza. Sendo de toda a responsabilidade do criador, arcar com as consequências de montar um ambiente adequado para criar a sua ave. Tendo todos os cuidados com a ave e se comprometendo a levar ao veterinário se caso o animal adoeça.

Enfim, essas são as obrigações que os criadores de aves terão que fazer sempre que comprar uma nova ave, sendo que todo esse esforço para legalizar o animal junto ao IBAMA é válido. Pois é muito gratificante criar uma ave, tenha certeza que todo esse esforço com documentação será compensado com a tranquilidade e com o prazer da criação de um animal de estimação.

Joao Maximo / Flickr

Joao Maximo / Flickr

Imagem destacada: heybales / Flickr


Posts Relacionados

2 Comentários

  1. Marcinho Do Complexo 11 de março de 2013 a 20:58 - Reply

    e quem que adota

  2. Gilmar Amorim Oliveira 26 de agosto de 2013 a 16:31 - Reply

    e para anilhar as calopsitas são os mesmo termos

Deixe uma resposta